Governador libera dinheiro para futebol e arrisca embaixadinhas
Bom de bola – Após anunciar apoio financeiro do Governo de Mato Grosso do Sul aos clubes de futebol do Estado para a disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2024, o governador Eduardo Riedel (PSDB) mostrou seu talento nas redes sociais, ao aparecer fazendo “embaixadinhas”. O governador é um apreciador de esportes, durante as férias ele apareceu andando de skate com o filho e também praticando motocross.
Quadrante Rondon - A BR-262, que liga Campo Grande a Corumbá, cortando o Pantanal sul-mato-grossense, também está dentro do plano da Rota do Quadrante Rondon, que integra os estados do Acre e Rondônia e passa por toda a porção oeste de Mato Grosso, conectada com Bolívia e Peru.
Crise de identidade - Depois de receber o nome de Rila (Rota de Integração Latino Americana), a Rota Bioceânica também é chamada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, de Rota de Capricórnio. O trecho faz parte do plano de integração sul-americana, também conhecido como PAC da Integração. A Rota de Capricórnio vai ligar desde os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, por múltiplas vias, ao Paraguai, Argentina e Chile.
Relatório - No próprio relatório de rotas de integração de Tebet ela cita a mudança de nome no estado de sua origem. "Em Mato Grosso do Sul, esse caminho é chamado de Rota Bioceânica ou Corredor Rodoviário Bioceânico de Porto Murtinho aos portos do norte do Chile. Essa via conecta territórios que historicamente ficaram excluídos do processo de desenvolvimento: o Centro-Oeste do Brasil, o Chaco do Paraguai, o noroeste da Argentina e o norte do Chile".
Generalização - Segundo a explicação é que a Rota do Capricórnio é o nome oficial latino, já que o trajeto é feito por países que estão no Trópico de Capricórnio. Já o nome da Rota Quadrante Rondon faz uma dupla referência. Primeiramente, considera um quadrante centrado na cidade portuária de Arica, no Chile, com influência logística que se estende até as cidades fronteiriças brasileiras de Assis Brasil-AC, Brasiléia-AC, Epitaciolândia-AC, Guajará-Mirim-RO, Cáceres-MT e Corumbá-MS. Em segundo lugar, o nome desta Rota pretende homenagear o grande desbravador humanista e intrépido sertanista Marechal Cândido Rondon, cujos esforços de integração nacional foram notáveis.
Mão na jaca – A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), encontrou uma maneira de se comunicar com os eleitores que a seguem nas redes sociais. Ela tem feito publicações com enquetes, a última tem foto de jaca e questiona se os seguidores sabiam qual fruta era. Ao receber as respostas ela fez uma nova postagem: “Jaca divide as pessoas em três grupos, amo, detesto ou nunca provei”.
Apoio - Referência em tratamento psiquiátrico, o Hospital Nosso Lar atende boa parte da demanda de pacientes com dependência química em MS, tanto particular quanto pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A direção, no entanto, pediu socorro no ano passado aos parlamentares. Neste início de ano, a entidade recebeu emenda de R$ 500 mil da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) para ajudar na manutenção de 46 leitos.
Serviço suspenso - O expediente da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul será suspenso nesta sexta-feira (19) devido à substituição de sua subestação de energia, o que ocasionará a falta de energia no prédio. Os prazos que, porventura, iniciem-se ou se findem no dia 19 ficam compulsoriamente prorrogados para o dia 22 de janeiro (segunda-feira).
Alô indígenas - O CMDDI-CG (Conselho Municipal dos Direitos e Defesas dos Povos Indígenas) tem 22 vagas para entidades interessadas em representar as etnias de 2024 a 2026. A 23ª cadeira é de representante da Prefeitura de Campo Grande. O período de inscrições para as eleições começou na quinta-feira (18) e vai até o dia 31 de janeiro. Os interessados devem procurar o conselho, na Rua Rui Barbosa, nº 691, Vila Santa Dorotheia.
Onda digital - Nos dias 21 e 22 de março, a Capital vai sediar o 2º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes do Estado de Mato Grosso do Sul. Esse é um dos temas favoritos da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). Aonde vai, seja uma inauguração ou evento comemorativo, ela lembra que está correndo atrás de projetos que tornem a cidade mais tecnológica. A prefeita firmou uma cooperação com a Rede Cidade Digital para sediar o evento, que promete ser celeiro de novos projetos.