Lula e Simone conversam sobre o futuro nesta sexta
Ajustes – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (22), 16 ministros e apresentou as primeiras mulheres do mais alto escalão da próxima administração. Simone Tebet (MDB-MS) não estava entre elas, mas a parlamentar sul-mato-grossense deve se reunir com o presidente eleito nesta sexta-feira (23), para “aparar arestas”. Ele ainda a quer ministra, conforme apurado pelo jornal O Globo.
PT x MDB – Ainda de acordo com a apuração das jornalistas Bianca Gomes e Karolini Bandeira, de São Paulo e Brasília, Lula afirmou para o presidente do MDB, Baleia Rossi, que a reunião será para definir qual pasta a senadora irá ocupar. A que ela pleiteava já tem “dono”, ficou com o petista e senador eleitor, Wellington Dias. Sobre a mesa, estarão os ministérios do Meio Ambiente e Planejamento.
Dobradinha – Ainda conforme apurado por O Globo, Simone até comentou que aceitaria comandar o Meio Ambiente, mas desde que a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) fosse indicada para a autoridade climática, que teria status de ministério. Há algum tempo, a senadora por Mato Grosso do Sul havia comentado, também nos bastidores, que jamais daria rasteira em Marina, de quem ficou amiga durante a campanha eleitoral. A dificuldade agora é convencer a deputada eleita.
Vida que segue – Ao comentar a despedida do colega de parlamento, que não foi reeleito, o bolsonarista Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David (PL), mandou recado sobre respeito às regras do jogo democrático. “Sua votação lhe garantiria o 17º lugar entre os 24 eleitos, mas são as regras do jogo e quando entramos nele, precisamos respeitar”, afirmou referindo-se ao caso de Herculano Borges (Republicanos).
Justificativa – Renan Contar (PRTB) justificou que o voto dado contra projeto de restruturação da estrutura administrativa do Pode Executivo não foi por recalque. Enquanto 19 deputados estaduais foram a favor da reorganização proposta pelo futuro governador Eduardo Riedel (PSDB), Contar e João Henrique Catan (PL) foram contra. O parlamentar, que foi derrotado pelo tucano na corrida pelo comando de Mato Grosso do Sul, explica que “apesar de noticiado que o novo Governo não aumentaria o número de pastas, o Projeto de Lei apresentado cria 16 secretarias executivas” e é contra o “aumentando os gastos do Poder Público”.
No STF – Servidores estaduais e municipais responsáveis por pessoas com deficiência têm direito a jornada reduzida. A determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) estende a eles o que já é garantido a servidores federais.
Repercussão geral – Embora a decisão tenha sido dada em recurso interposto por servidora pública estadual contra decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), que havia negado a ela o direito de ter sua jornada de trabalho reduzida em 50% para que pudesse cuidar da filha com TEA (Transtorno do Espectro Autista), o STF considera o caso repercussão geral reconhecida. Ou seja, a mesma lógica pode ser aplicada em qualquer processo.
Nova delegacia – Na última reunião ordinária de 2022, o Conselho Superior da Polícia Civil decidiu pela criação de nova delegacia, a Decradi (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Raciais e Intolerância Religiosa). Até novembro deste ano, haviam sido registrados 364 crimes de injúria racial e 28 de racismo em Mato Grosso do Sul.
Casório – Em não é que a renas gigantes que estão fazendo sucesso nas paradas natalinas da Cidade do Natal vão se casar? O convite de casamento enviado pela Prefeitura de Campo Grande marca a festa para às 20h de segunda-feira, dia 26.
Data reservada – Internauta até comentou na postagem da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: “por que não no fim de semana?”, provavelmente, referindo-se ao fato das pessoas estarem de folga. A prefeitura respondeu que o “a festa do próximo fim de semana já tem dono”, referindo-se à véspera e dia do Natal, quando cristão comemoram o nascimento de Jesus Cristo.