ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Mortes em confronto com a PM têm trilha sonora

Por Anahi Zurutuza, Gabriela Couto e Jackeline Oliveira | 17/11/2023 06:00
Imagem postada nas redes sociais a cada morte.
Imagem postada nas redes sociais a cada morte.

Marcha fúnebre – As mortes em confronto com o Batalhão de Choque têm trilha sonora. Dias atrás, a postagem de vídeo que mostra um policial militar fardado, com arma no coldre, protegido com máscara antigás e tocando uma sanfona chamou a atenção da coluna Jogo Aberto. Que sentido fazia um PM todo paramentado ostentar o talento musical dedilhando as notas de “Presepada”, música tema do personagem João Grilo no filme O Auto da Compadecida? Pois, a resposta veio: é uma forma “avisar” toda vez que algum suspeito é morto pela PM.

Mistério resolvido - A ligação entre os posts e as ocorrências que terminam em óbito foi descoberta nesta semana, depois de assaltante ser morto no Portal Caiobá, em Campo Grande. O Campo Grande News percebeu que em 16 de setembro, quando suspeito de assassinato morreu em troca de tiros com a tropa em Sidrolândia, o vídeo foi postado minutos depois da ocorrência com discreta legenda: “mais informações em breve...”

Fogo no parquinho - A Prefeitura de Dourados acusa a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) de espalhar fake news. A assessoria produziu até nota oficial sobre o fato da parlamentar acusar o prefeito Alan Guedes de ser “caloteiro” e “irresponsável. "Sem qualquer compromisso com a verdade, parlamentar, como de costume, usou a agressão pessoal ao prefeito...ao alegar que o município não pagou impostos federais, motivo pelo qual Dourados ‘perdeu’ repasses para a Saúde municipal".

Reagiu - O "Bichão do MS", como ela mesma se intitula, reagiu à nota com um vídeo, publicado nesta quinta-feira (16) nas redes sociais.  Usou os números para reforçar a tese de que o município está em situação irregular e justificar o motivo dela não repassar emendas para a cidade. O “arranca rabo” começou cedo, antes mesmo do ano eleitoral em que ambos irão se confrontar.

Preparação – Também pensando em 2024, o presidente do PL em Mato Grosso do Sul e deputado federal Marcos Pollon comentou as estratégias para as eleições municipais de 2024. Ele tem se reunido semanalmente com Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto para construir a base do Partido e os candidatos ao pleito.

Barragem na mira - O conselheiro afastado do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Waldir Neves se tornou alvo de investigação da promotora Luz Marina Maciel, em Campo Grande. Depois de ser multado pelo Imasul, órgão estadual do meio ambiente, por manter uma barragem sem licença em seu rancho, na região leste da Capital, o caso foi enviado ao Ministério Público. O licenciamento está vencido desde outubro de 2017. Neves respondeu que houve mudança nas regras, porque agora quem deverá renovar a autorização é a Prefeitura, e pediu prazo de 120 dias pra entregar a documentação regularizada.

Reconhecimento - A indígena Catarina Ramos da Silva, a dona Catarina Guató, receberá o título de doutor honoris causa da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O título é concedido por universidades a pessoas consideradas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de uma graduação do ensino superior, mas que se destacaram em determinada área, por sua virtude, mérito ou serviços. A cerimônia será no dia 27 de novembro, às 19h, no Teatro Glauce Rocha.

Pelas criancinhas – Conceber o Plano Municipal da Primeira Infância é atribuição do Executivo (Governo e Prefeituras), mas o deputado estadual Oswaldo Mochi Junior (MDB) foi até a Câmara Municipal conversar com o vereador Juari Lopes, o "Prof. Juari" (PSDB), na quinta-feira (16), sobre o tema. A ideia é fazer um projeto estadual e outro municipal. O projeto estadual vai nortear ações das prefeituras. Os textos, no entanto, serão elaborados depois de audiência pública prevista apenas para março de 2024. Lei federal determina que os municípios façam o plano para garantir os direitos de crianças de 0 a 6 anos, mas somente Alcinópolis já tem seu plano e Três Lagoas está elaborando. Segundo Mochi, MS pode ser o primeiro a ter o plano

Dobradinha - As eleições de 2024 ainda nem aconteceram e já tem político empenhado no pleito de 2026, inclusive com o desejo de um conhecido nome voltar para a Assembleia Legislativa. As apostas são de mudança na cadeira de Jamilson Name (PSDB), que pleiteará uma cadeira na Câmara Federal.

Redação nota mil - O 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) redefiniu a data de cerimônia da premiação aos alunos e escolas participantes do certame promovido pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Será no dia 12 de dezembro, às 13h30, no Plenário Júlio Maia, com a divulgação das 30 redações destaques, os primeiros lugares vencedores e as escolas que ganharão um total de R$ 22 mil em prêmios.

Nos siga no Google Notícias