ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Nacionalmente, MS quer vender o binômio "agro e ambiente"

Caroline Maldonado, Maristela Brunetto e Gabriela Couto | 03/08/2023 06:00
Riedel no estúdio da CNN Brasil. (Foto: Reprodução Instagram)
Riedel no estúdio da CNN Brasil. (Foto: Reprodução Instagram)

Agro é meio ambiente - Antes de retornar ao Estado, o governador Eduardo Riedel deu série de entrevistas aos principais veículos do país, reforçando que a gestão atual quer crescer, mas de forma sustentável. “Agronegócio e ambiente é um binômio em nosso Estado”, disse à CNN Brasil.

Esquerda na direita - Filho do saudoso Cabo Almi (morto pela covid), Flávio Moura  já trabalha para ser candidato a vereador em Campo Grande e aposta em recorde de votos. Tamanha fé vem do número de eleitores que conquistou na disputa para deputado federal: 26.683 votos. O irônico é que, apesar de usar o nome político "Flávio Cabo Almi", ele pega carona na fama do pai petista, mas é filiado ao Podemos.

Adiantando os planos  - O Republicanos está com 70% da chapa para candidatos a vereador em 2024 definida. Os planos são dobrar o número de parlamentares em Campo Grande. Mas quando o assunto é diversidade, a meta é eleger, "pelo menos, uma mulher". Mesmo com a singela expectativa, o ponto positivo é que o partido já tem um cronograma com treinamentos para as possíveis candidatas.

Mulherada conservadora - Atualmente, a bancada tem os vereadores Roberto Santana, o “Betinho”, e Gilmar da Cruz. Entre os nomes que entram como pré-candidatas do Republicanos estão a secretária estadual do movimento Mulheres Republicanas, Raquel Correia, e a ex-jogadora de futebol e professora Dani Gomes. Segundo Betinho, as pré-candidatas são todas “defensoras da família, conservadoras e favoráveis a uma economia mais liberal”.

Agenda cheia - Mês de aniversário da Capital, agosto terá uma série de agendas com a prefeita Adriane Lopes (PP) como é de costume, mas desta vez bem mais longo. O lançamento do calendário será na segunda-feira (7) e vai até 15 de setembro. O grande lançamento será o Parktec CG (Parque Tecnológico e de Inovação), como a prefeita já adiantou ao Campo Grande News.

Mistério - Inicialmente, o Parktec seria na Estação Ferroviária, mas o site em construção e já mostra uma imagem da obra do Centro de Belas Artes, além de fazer referência ao armazém e ainda a um prédio que parece ser da Sugepe (Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos da Prefeitura de Campo Grande), no Bairro Itanhangá Park.

Confuso - Na Sugepe, uma placa, em estilo e cores diferentes, anuncia o parque há semanas. No entanto, a prefeita faz segredo sobre o endereço. O palpite de alguns é que o Parktec será na região do Monte Castelo. De toda forma, Adriane já explicou que no aniversário da cidade será lançada “uma parte de todo o projeto”.

Saúde financeira - Retornando do recesso, o deputado estadual Júnior Mochi (MDB) cobrou levantamento da dívida ativa dos servidores e pensionistas do Estado. Segundo ele, "ao obter essas informações, poderemos ter uma visão abrangente da situação financeira dos servidores estaduais e avaliar a necessidade de eventuais medidas corretivas, como orientação sobre planejamento financeiro, negociação de dívidas ou outras ações que possam auxiliar os servidores a gerir melhor suas finanças pessoais".

Energia limpa - O Tribunal de Justiça prevê economia de R$ 108 mil por ano, apenas nas comarcas de Rio Verde de MT e São Gabriel do Oeste, graças a instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica.  "São 69 painéis sobre o telhado da cobertura e 36 sobre o estacionamento, servindo de cobertura para quatro vagas. Já na comarca de São Gabriel do Oeste estão instalados 46 painéis sobre o telhado do prédio e 72 sobre a estrutura do estacionamento", detalha o TJ.

Barra limpa - O CNJ (Conselho Nacional de Justiça), fiscalizador do Poder Judiciário, vai fazer inspeção anual nos serviços da Justiça estadual entre os dias 7 e 9 deste mês. Já solicitou uma sala para os dois juízes, do RJ e SP, que conduzirão o trabalho e avisou que eles têm liberdade para solicitar todo tipo de informação para avaliar se tudo está funcionando corretamente.

Nos siga no Google Notícias