Petistas de MS negociam cargos no governo federal
Acomodação – As lideranças do PT de Mato Grosso do Sul, que não se elegeram, estão tentando se acomodar dentro da estrutura governo federal,. Segundo o presidente do diretório regional, Vladimir da Silva Ferreira, não há nada fechado, mas o diálogo é permanente. “Estamos trabalhando mais no campo das perspectivas e expectativas, construindo a ocupação de cargos estratégicos”, disse ele.
Relatório – Segundo Vladimir, o diretório nacional pediu uma espécie de relatório de prioridades do partido em MS. Entre os órgãos cobiçados estão: Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Incra, MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Correios, Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que administra do Hospital Universitário e Funai (Fundação Nacional do Índio).
Mas calma – Vladirmir, no entanto, pondera que nem todo o bolo ficará com o PT, que terá de dividi-lo em fatias e dá-las aos partidos que ajudaram o governo no segundo turno. “O União Brasil ocupa ministérios, o PSD ocupa ministérios, então é natural que tenham pessoas desses partidos. O próprio PSDB que tem três deputados federais aqui deve reivindicar cargos,”.
Mais ministérios, mais cargos – O presidente ainda explica que vai haver um espaço a mais para ocupação desses cargos, dado que vários ministérios foram recriados e, com eles, a necessidade de representações regionais. Duas possibilidades mais plausíveis, se levado em conta o organograma das gestões petistas de Lula e Dilma, são do MDA, que deve recriar a Delegacia de Desenvolvimento Agrário, e o Ministério da Pesca, que deve recriar a Superintendência da Pesca. Os cargos podem, e devem, aparecer em maior número, já que a quantidade de ministérios do governo Lula 3 é bem maior, tendo passado de 23 com Jair Bolsonaro (PL), para 37 agora.
Nomes - Nesse estágio já começam a surgir alguns nomes, como é o caso do professor universitário Tiago Botelho, que teve votação expressiva na candidatura ao Senado em MS, ficando em 3º lugar, com 178 mil votos. A priori, ele tenta uma vaga na direção no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), mas Vladimir amplia o leque e afirma que pode ser em outro órgão, mas dentro do Ministério da Educação. Quem também tenta um cargo no governo federal é Gisele Marques, advogada que foi candidata ao governo em MS, ficando em 5º lugar, com 135 mil votos. Ela já trabalhou no Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e tenta uma vaga na “área ambiental”, segundo Vladimir.
Fundesporte - O deputado estadual, Herculano Borges (Republicanos), aceitou o convite do governador Eduardo Riedel (PSDB) para assumir a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). A nomeação deve ocorrer no dia 1° de fevereiro de 2023, após a conclusão do mandato do parlamentar. Apesar de disputar a reeleição para o cargo, Herculano ficou como suplente, com 17.786 votos. Ele é formado em educação física e tem como uma de sua pautas principais o esporte.
Encontro de secretários - O novo titular da SED (Secretaria de Estado de Educação), professor Hélio Daher, se reuniu na terça-feira (3) com o secretário de Educação de Campo Grande, Lucas Bitencourt. A conversa foi para discutir de modo geral todas as formas de colaboração entre uma pasta e outra, inclusive ,a formação continuada de professores, porque muitos atuam nas duas redes, municipal e estadual. Outro foco do Estado é apoiar os municípios na alfabetização.
Pedido de Lula - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pedido especial para o partido: "cuidem do Fábio Trad". Único da família a declarar abertamente voto a favor de Lula na eleição, o advogado deve fazer parte do governo nas áreas que já atuou na Câmara Federal. A situação segue indefinida e o parlamentar ainda não se decidiu se aceita o convite. Dependendo do cargo, ele terá que se mudar para Brasília (DF). Vale lembrar que Fábio participa até o dia 10 de janeiro da equipe de transição do presidente na comissão de justiça e segurança pública.
Foto oficial- Governador Eduardo Riedel (PSDB) já fez a foto oficial que ficará na galeria dos governadores do Estado que fica na governadoria e que também é utilizada em todos os gabinetes da administração. A foto foi feita entre uma agenda e outra, com a promessa de que em breve mostrará o resultado para os seguidores das redes sociais.
Prorrogado - O deputado estadual licenciado, Eduardo Rocha (MDB), teve o pedido de prorrogação da licença na Assembleia Legislativa confirmado em ato da Mesa Diretora. A medida serve de amparo legal para o parlamentar assumir, agora, como secretário de Estado da Casa Civil. A licença dura até o fim do mandato, ou seja 31 de janeiro de 2023.”.