ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Riedel, as oito onças e o recado aos pantaneiros

Por Silvia Frias e Jhefferson Gamarra | 02/10/2023 06:00
Riedel registrou o flagrante do passeio de onça-pintada, no Pantanal (Foto/Reprodução)
Riedel registrou o flagrante do passeio de onça-pintada, no Pantanal (Foto/Reprodução)

Zé Leôncio – O governador Eduardo Riedel passou o domingo no refúgio ecológico Caiman, em Miranda, admirando as belezas do Pantanal. No safári, passeio feito em carros abertos pela reserva da propriedade, diz ter avistado oito onças-pintadas, uma delas, com filhotes, transitando livremente. “Uma riqueza”, descreveu Riedel

Business – O governador exaltou o bioma e aproveitou para reforçar a intenção do governo em aliar essa beleza à riqueza: “Nós vamos buscar remuneração pela biodiversidade, estoques de carbono e pelo grande negócio que se tornou o meio ambiente”, tudo isso, sem deixar de lado a preservação do Pantanal e a valorização dos pantaneiros, garantiu.

Quase igual - A eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares não é obrigatória e, por isso, a participação popular acaba sendo menor. Em 2019, por exemplo, o índice foi de apenas 2,9% entre os eleitores aptos na Capital. Mesmo assim, o pleito lembrou, e muito, as disputas eleitorais regulares: teve boca de urna, distribuição irregular de santinho, confusão e bate-boca em seção eleitoral, além de filas, muitas filas.

De boa – Sem a pressão pela vitória, corriqueira nas eleições, políticos foram às urnas e aproveitaram, claro, para registrar a participação na votação para conselheiros. Com base nas redes sociais dos vereadores, confirmaram o voto Otávio Trad (PSD), Alírio Vilassanti (União Brasil), Roberto Santana, o Betinho (Republicanos), Edu Miranda (Patriota), Gilmar da Cruz (Republicanos) e Luiza Ribeiro (PT).

Ninguém sabe... – Já dos pré-candidatos à Prefeitura de Campo Grande, somente o deputado federal Beto Pereira (PSDB) postou nas redes sociais um vídeo, mostrando que foi até à Escola Municipal Oliva Enciso para votar. A deputada federal Camila Jara (PT) se limitou a divulgar um lembrete, convocando a população a participar da eleição. A atual prefeita e declaradamente pré-candidata à reeleição, Adriane Lopes, nem isso fez. Se elas votaram, não divulgaram. A coluna perguntou para as respectivas assessorias, mas não obteve retorno.

Haja estômago – Aliás, além do compromisso eleitoral, Beto Pereira fez pequeno tour gastronômico por Campo Grande. Nas redes sociais, mostrou a participação no churrasco em comemoração aos 100 anos do Asilo São João Bosco e, depois, deu esticadinha na feijoada da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), com direito a uma palhinha de “Não Deixe o Samba Morrer”. Haja pique e Estomazil.

Fica como está – Em outros tempos, Mato Grosso do Sul já tinha adiantado os relógios e entrado no horário de verão, mas, desde 2019 que a medida foi suspensa e muita gente comemora, enquanto outros lamentam. Agora, apesar do calorão e do aumento do consumo do suprimento energético do País, o governo federal já avisou que não tem pretensão de voltar a adotar o horário de verão tão cedo.

Estoque – “O horário de verão só acontecerá se houver sinais e evidências de uma necessidade de segurança de suprimento do setor elétrico brasileiro. Por enquanto, não há sinal nenhum nesse sentido”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O governo também alega que houve aumento de oferta de energia elétrica, com maior uso de usinas eólicas e solares.

É gol - O diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Herculano Borges, foi eleito vice-presidente regional do Fórum Nacional dos Secretários de Estado do Esporte, durante 12ª Reunião Anual do Fórum, realizada em São Paulo.  No encontro, 25 gestores de esportes de todos os estados, sugeriram políticas públicas em prol do desenvolvimento do setor.

Fake zero - O presidente da TCE (Tribunal de Contas do Estado), conselheiro Jerson Domingos, recebeu o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV de Mato Grosso do Sul, Antônio Alves, para falar sobre combate à desinformação. O responsável pela entidade foi pedir apoio para o 1° Mídiacom MS, que em novembro terá como tema "Impactos da desinformação e consumo de mídia em MS".

Nos siga no Google Notícias