ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Trocar MS por MT é rotina, mas Morenão por Verdão já é demais

Por Gabriela Couto e Jhefferson Gamarra | 14/10/2023 07:00
Imagem da fachada do Morenão, em Campo Grande, e foto aérea do Verdão de Cuiabá. (Foto: Reprodução)
Imagem da fachada do Morenão, em Campo Grande, e foto aérea do Verdão de Cuiabá. (Foto: Reprodução)

MS x MT - Como de costume, Mato Grosso do Sul foi novamente confundido com seu vizinho Mato Grosso em uma rede nacional. Mas desta vez a coisa foi muito além. Durante a transmissão do jogo entre Brasil e Venezuela, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, o experiente narrador da Rede Globo, Luís Roberto, confundiu o Estádio Morenão com o Estádio Verdão, que deu lugar à Arena Pantanal. Isso, um dia após a data que marca a criação de Mato Grosso do Sul.

Morenão x Verdão - Por volta dos 28 minutos do segundo tempo, ao tentar destacar a beleza da arena mato-grossense construída para a Copa do Mundo de 2014, o narrador disse: “A belíssima Arena Pantanal, que foi construída onde ficava o antigo Morenão”. No entanto, o Estádio Morenão, mesmo sem receber público há muito tempo, continua em Mato Grosso do Sul. O estádio que deu lugar à Arena Pantanal foi o Estádio Verdão, demolido em 2010.

Mais coincidências – A partida disputada em Mato Grosso entre Brasil x Venezuela, que terminou em 1 x 1, foi apenas o segundo empate da história entre as seleções pelas Eliminatórias. O primeiro empate aconteceu 14 anos antes, em 2009, quando a Seleção recebeu a Venezuela em Campo Grande, dessa vez sim no Estádio Morenão, e empatou em 0 x 0. Naquela época, o técnico era o tetracampeão Dunga, mas diferente de agora, o Brasil já estava classificado para o Mundial da África do Sul.

Selfie animal - O governador Eduardo Riedel (PSDB) aproveitou o feriadão para cuidar da empresa. Nas redes sociais, ele compartilhou o momento junto ao plantel de bois e aves da Sapé Agro. "Ponto facultativo na cidade; dia de trabalho no campo. Acompanhando o desenvolvimento dos nossos animais aqui na fazenda". A empresa trabalha com avicultura, pecuária de corte com seleção de animais da raça Brangus, produz leite, além de soja, milho, cana-de-açúcar e aveia.

Governador Eduardo Riedel (camiseta vermelha) quando era criança, passeando a cavalo com irmão e as primas. (Foto: Reprodução)
Governador Eduardo Riedel (camiseta vermelha) quando era criança, passeando a cavalo com irmão e as primas. (Foto: Reprodução)

TBT infantil - Inclusive, a nostalgia se instalou com o feriadão na fazenda. O governador aproveitou a quinta-feira para lembrar da infância em uma foto fofa: dele criança, com o mesmo semblante de hoje. “Já que é Dia das Crianças, trago um #tbt recheado de boas lembranças ao lado do meu irmão Alexandre e de nossas primas Paula e Alessandra, num passeio a cavalo pela Fazenda Sapé”.

Confessionário - A deputada federal Camila Jara (PT) usou as redes sociais para falar sobre a experiência dela na igreja evangélica, diante de polêmica com o suicídio da influencer bolsonarista Karol Eller, que disse ter se curado da homossexualidade após se converter. "Pouca gente sabe, mas já fui da Pastoral da Juventude. Me aproximei bastante da igreja evangélica. Fui batizada no Espírito Santo. E com o passar do tempo eu me afastei. Vocês devem estar se perguntando: Camila, porque você se tornou uma cristã desviada. Foi para me preservar e preservar aquilo que eu acredito, que são os ensinamentos de Jesus Cristo".

Rebateu - E até a morte alheia coloca esquerda e direita em confronto. O deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) aproveitou que não é bloqueado pela assessoria da deputada nas redes sociais e alfinetou a pré-candidata à prefeita de Campo Grande. Ele alegou que ela estaria fazendo propaganda política em véspera de ano eleitoral em cima da morte da influencer. "A igreja salva vidas, não tira. Usar o caixão de uma pessoa como palanque progressista é bem a cara da esquerda mesmo".

Faça você mesmo - A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) resolveu divulgar que é do tipo “faça você mesmo”. Na sede do órgão, há uma “oficina” que produz as placas de trânsito utilizadas em Campo Grande. Segundo a Agência, o sistema é ecologicamente correto, porque reaproveita materiais danificados, o que também garante custo mais baixo. O setor responsável tem estrutura, inclusive, de serigrafia.

Adeus sapos - Estudo com a participação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) chegou à conclusão que 40% dos anfíbios do mundo estão ameaçados de extinção. São sapos, rãs, salamandras que podem desaparecer, o que causaria desiquilíbrio desastroso na natureza. A conta assusta porque 2 entre 5 anfíbios estão em risco iminente. O professor do Instituto de Biociências da UFMS, Diego Santana, foi um dentre os mil pesquisadores envolvidos. “Pela primeira vez, a gente está provando que as mudanças climáticas estão causando extinção de anfíbios agora, no presente. Infelizmente, muitas espécies ainda podem ser extintas pelo mesmo motivo”, avaliou o professor.

Vistoria - A pedido do Conselho de Segurança Pública de Ribas do Rio Pardo, representantes do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros visitaram o Centro de Operações da Suzano, para verificar o que a empresa tem feito para evitar acidentes envolvendo motoristas da fábrica de celulose. Desde que começou a operar na cidade, o número de acidentes envolvendo carretas aumentou consideravelmente. Todos saíram de lá com a avaliação de que a Suzano “conta com ferramentas que aumentam a segurança de motoristas e também de usuários das estradas e rodovias”.

Nos siga no Google Notícias