Unidos dos impugnados
Como fica?
Em pelo menos 4 cidades, Corumbá, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo e Camapuã, todos os candidatos foram impugnados. Se o questionamento das candidaturas vier a ser aceito, a lei manda que um novo prazo de inscrições seja aberto.
Difícil de acontecer
Esse tipo de situação é bem improvável de se concretizar. Experiente no assunto, o advogado André Borges, que já foi juiz eleitoral, disse à coluna que um dos motivos para que isso não ocorra é que as impugnações feitas são, em muitos casos, inconsistentes.
Feitiço contra o feiticeiro
Borges comenta, inclusive, que há casos que podem correr o risco de ser caracterizados como litigância de má-fé. Um exemplo, cita, é pedir à Justiça que avalie algo que já foi julgado anteriormente, em outras eleições.
Exemplo
O caso do candidato a vice-prefeito de Campo Grande Dagoberto Nogueira, do PDT, é apontado entre esses. O questionamento, relativo a dois processos, um de quando comandou o Detran e outro de quando foi secretário, no Governo Zeca, repete situação da eleição de 2010. Na época, a candidatura de Dagoberto a senador foi impugnada pelos mesmos motivos, e foi autorizada.
Precaução
Nunca antes na história das licitações públicas em Campo Grande a segurança foi tanta quanto ontem, na abertura das propostas das empresas que querem gerir o lixo da cidade pelos próximos 25 anos. Os jornalistas foram colocados em um cercadinho e havia 60 guardas municipais, seis vezes mais que o normal.
Não precisou
O reforço foi explicado. Em meio ao clima de campanha, onde uma fagulha pode virar incêndio, havia o temor de manifestações. Elas acabaram não ocorrendo.
Tá demorando
Já está para completar um ano a abertura de inquérito pela Polícia Federal para apurar a criação de jacarés mantida pelo funcionário aposentado do Ibama, Gerson Zahdi, e até agora não há divulgação das conclusões.
Para lembrar
O escândalo surgiu após a prisão de Zahdi, até então tido como exemplo de união entre a atividade comercial e a preservação do meio ambiente. De lá para cá, a pousada e a criação fecharam, o Ibama trocou de superintendente, e os resultados da investigação ainda não saíram.
Noivado político
Se o resultado das urnas não for bom para o DEM, o partido estuda uma espécie de anexação ao PMDB, a tal fusão que volta e meia volta a ser cogitada. Em MS, a ideia ainda é tratada apenas como boato, há quem diga que pela trajetória dos dois partidos, seria apenas casar quem já namora faz tempo.
Difícil de entrar
O Tribunal de Justiça está ampliando os controles de segurança. Entrar no prédio, em breve, só passando pelo detector de metais, guardando objetos metálicos e, principalmente, armas. O veto se estende ao comércio de produtos que, conforme medida que será publicada nesta terça-feira, fica proibido nas dependências do TJ.