ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Arquitetura

Loja maçônica que abrigou primeiro governo separatista é recuperada na Capital

Loja Oriente Maracaju passou por reforma e se adequou a projeto de incêndio e pânico dos bombeiros

Por Lucia Morel | 05/10/2023 17:57
Loja Maçônica Oriente Maracaju, na avenida Calógeras. (Foto: Marcos Maluf)
Loja Maçônica Oriente Maracaju, na avenida Calógeras. (Foto: Marcos Maluf)

Duas lojas maçônicas que fazem parte da história de Mato Grosso do Sul foram restauradas e regularizadas com certificado do Corpo de Bombeiros. Tombados, os imóveis eram investigados desde 2019 pelo Ministério Público de MS depois de ser provocado pela Prefeitura de Campo Grande. As lojas Oriente Maracaju, na avenida Calógeras e Estrela do Sul, na Rua José Antônio, ambas no Centro, também estão adequadas às normas de acessibilidade.

Acompanhadas pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), as lojas passaram por reformas e na Oriente Maracaju, onde funcionou governo revolucionário em 1932, ficou constatado que em vistoria no imóvel em 7 de dezembro de 2022 foi “possível constatar que o imóvel está conservado e mantém as características que lhe dão singularidade”.

Já em relação à Estrela do Sul, “o edifício está classificado em estado intermediário de conservação (...), identificando que não há defeito estrutural, mas apresenta sinais de idade avançada com pequenas fissuras na fachada”. Mesmo assim, foram acatadas as adequações feitas e o Corpo de Bombeiros concedeu alvará.

Corrimões e rampas instaladas para acessibilidade e segurança. (Foto: Reprodução)
Corrimões e rampas instaladas para acessibilidade e segurança. (Foto: Reprodução)

Ainda na Estrela do Sul, não foi feita instalação de corrimão, o que foi solicitado pelos bombeiros, porque ela “descaracteriza a fachada do imóvel, o que não é autorizado pela Sectur” e assim, foi emitido certificado de vistoria mesmo sem a adequação desse item de segurança.

História – A Loja Maçônica Oriente de Maracaju foi construída entre 1923 e 1924, mas entre 1932 e 1933 abrigou a sede revolucionária do Estado de Maracaju, liderado por Vespasiano Martins. Isso durante a Revolução Constitucionalista de 1932 que ocorreu no sul de Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul que visava derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas. Entretanto, o engajamento já demonstrava o desejo separatista por parte dos habitantes de Campo Grande.

Fachada restaurada da Loja Maçônica Estrela do Sul, na rua José Antônio. (Foto: Reprodução)
Fachada restaurada da Loja Maçônica Estrela do Sul, na rua José Antônio. (Foto: Reprodução)

Dados da Sectur sustentam que “o Estado de Maracaju foi uma federação criada sem autorização da União na época da Revolução Constitucionalista de 1932, deflagrada em São Paulo, contra o governo de Getúlio Vargas, configurando o primeiro movimento de pretensões separatistas em relação ao governo de Cuiabá-MT”.

Já a Loja Maçônica Estrela do Sul foi construída em 1954 pela família Bortoletto e visava otimizar a criação da Fundação Wagner Bortoletto Garcia para estudos maçônicos. Seu tombamento se deu em 2004, como forma de mostrar a importância da maçonaria para o desenvolvimento de Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias