Preservando o pé de bergamota, casal reforma área de lazer para unir a família
O pedido era simples, mas muito especial para quem há anos mantém a tradição de reunir todo mundo sob a árvore que faz parte da história da família. Foi com esse desejo, que o projeto assinado pela Shiota Arquitetura saiu do papel ampliando a área de lazer com praticidade e conforto para a família.
A vontade do casal era solucionar o problema da varanda, que era curta, além de não integrar com a piscina e o jardim, uma das paixões do casal. "Eles queriam como espaço importante o pé de Bergamota onde toda família estava acostumada a se reunir para tomar tereré e confraternizar. Porém o projeto original era menor porque havia um depósito e um banheiro na varada que a separava do restante do quintal", explica o arquiteto, Gustavo Shiota.
O jeito foi transformar o espaço. "Tiramos o depósito e transportamos o banheiro para outro lugar. Então a varanda ganhou espaço".
Para dar sensação de amplitude, uma cobertura com grelha metálica foi usada para aumentar a varanda, usando uma cobertura de vidro para trazer modernidade ao espaço que em sua maioria recebeu uma decoração rústica. "Foi uma escolha para quebrar um pouco da rusticidade e a escolha também foi por conta do peso. É mais leve que a madeira", justifica.
Em três meses de reforma, os 160 m² ganharam uma melhor conexão. "Antes a piscina ficava atrás do depósito e área de serviço. Isso quebrava o acesso entre varanda e piscina, o que trazia insegurança para a família que não conseguia deixar às crianças a vontade na água. Hoje conseguimos integrar com a presença do deck de madeira".
A cozinha também era muito pequena, por isso, o investimento de uma área gourmet trouxe mais aconchego. "Também investimos em iluminação para mostrar como valoriza o espaço, principalmente, a noite. A família não tinha dimensão do conforto que poderia conseguir na área externa da casa".
Segundo o arquiteto, uma obra como essa pode custar caro, mas é possível economizar quando se mexe pouco na estrutura. "Modificamos algumas partes, trocamos a pintura que estava antiga e também fizemos um investimento para reaproveitamento da água. A piscina foi toda reformada e por isso o investimento foi alto. Mas é possível transformar qualquer cantinho da casa, em uma espaço confortável e acessível", garante.