Apaixonado por heróis, Valfrido se tornou marceneiro do mundo nerd
Há três anos, ele se dedica a transformar madeira em itens para cosplayers e colecionadores
Há três anos, Valfrido Serpa resolveu transformar sua paixão por heróis em profissão e, hoje, sonha em viver apenas disso. Tendo como principal material a madeira, ele produz artesanalmente itens para cosplayers e colecionadores.
Seja peça decorativa ou produtos para uso, o marceneiro conta que tenta fazer de tudo para tirar as ideias dos clientes do papel. Atendendo tanto fãs da cultura geek em Mato Grosso do Sul quanto fora, ele explica que antes de migrar para o mundo dos heróis começou atuando na marcenaria de móveis.
“Eu comecei trabalhando como auxiliar de marceneiro e foi aprendendo as técnicas. Depois comecei a fazer alguns itens para minha casa, para amigos e família. As coisas de herói eu fazia para mim, mas não mostrava para ninguém”, detalha Valfrido.
Sem imaginar que realmente poderia trabalhar na área, o marceneiro relata que não se imaginava focado apenas em desenvolver esse tipo de produto, mas que hoje é seu sonho. “Aos poucos eu fui abrindo mão dos móveis e comecei a me dedicar ao mundo nerd. Mandei peças para fora do Estado, mas aqui mesmo ainda não recebia encomendas”.
Há cerca de cinco meses, com realização de eventos geek na Capital, o profissional começou a fazer alguns contatos e desde então também tem se tornado conhecido por aqui.
Em relação ao processo de produção das peças, Valfrido conta que tudo é feito artesanalmente e por ele mesmo. Trabalhando em casa, ele explica que mescla outros produtos em alguns casos, mas que seu forte é realmente fazer com que a madeira bruta se torne um produto legal.
“Em alguns produtos de cosplay tenho trabalhado com um pouco de elétrica, por exemplo, em casos que precisam de led. Outros itens são articulados, então vou aprimorando. Digo que consigo fazer 95% das ideias que trazem para mim, estudo e tento”, Valfrido comenta.
Atualmente, o marceneiro ainda não consegue garantir toda sua renda apenas com as encomendas, por isso segue trabalhando como vigia noturno. Insistindo no sonho, ele cursa Artes Visuais e comenta que todos os dias tenta fazer peças mais complexas para aprimorar a carreira.
Entre os itens mais diferentes que já produziu, Valfrido conta que sempre destaca as chamadas Manoplas de Atlas. “São como se fossem duas luvas articuladas bem grandes e usei um pouco de elétrica nelas. Levei mais ou menos dois meses para conseguir terminar totalmente e foi para São Paulo”.
Com todos os trabalhos principais publicados nas redes sociais, o marceneiro aceita encomendas e tudo pode ser conferido no perfil @wood_geeks, no Instagram.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).