ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Aposentadoria fez Olívio voltar a encantar com pedaços de madeira

Imagens da infância vão se transformando em artesanatos que chamam atenção no bairro Universitário

Aletheya Alves | 12/04/2023 06:40

Dependendo do humor de Olívio Cabreira e Maria José Pereira Rocha, pássaros de madeira podem aparecer na altura do telhado de casa ou servir como convite para curiosidade na varanda. Isso porque desde sua aposentadoria, o antigo motorista voltou a encantar pedaços de madeira.

Aos 62 anos, Olívio nunca fez cursos ou aprendeu as técnicas com o material partindo de outras pessoas. Bastando a vontade de transformar as imagens da infância em realidade, ele conta que os artesanatos foram surgindo.

“Eu fazia uma coisa ou outra quando trabalhava, quando tinha tempo livre. Mas quando você se aposenta precisa ter alguma coisa para ocupar a cabeça”, resume sobre como a frequência das criações aumentou.

Canoa com ave na ponta foi uma das criações do aposentado. (Foto: Aletheya Alves)
Canoa com ave na ponta foi uma das criações do aposentado. (Foto: Aletheya Alves)
Casinha com mecanismo para água é um dos exemplos que vão surgindo. (Foto: Aletheya Alves)
Casinha com mecanismo para água é um dos exemplos que vão surgindo. (Foto: Aletheya Alves)

Nascido em Corumbá, o artesão comenta que desde canoas até poços antigos, tudo acabou fazendo parte de sua vida. E, apesar de há muitos anos não ter esse contato, as lembranças permaneceram.

Sem equipamentos ou materiais que costumam ser mais adequados para criar, Olívio detalha que restos de madeira são recebidos ou encontrados. “Fiz algumas casinhas de passarinho assim e eles usam mesmo a casinha. Tenho algumas aqui e de manhã você precisa ver, ele ficam até com ciúmes”, brinca.

Com sorriso no rosto, a esposa, Maria, vai trazendo aos poucos cada criação de Olívio que permanece por perto. Isso porque de tempos em tempos, um vizinho ou alguém que passa pelo bairro vê as peças e a compra é feita na mesma hora.

Além de poços antigos, equipamentos para água e canoas com pássaros na ponta, a imaginação também faz as madeiras se moverem. Usando um pedaço de ferro, por exemplo, ele comenta que um dos itens que chamam atenção ganha vida.

Casinhas para passarinhos também são produzidas por encomenda. (Foto: Aletheya Alves)
Casinhas para passarinhos também são produzidas por encomenda. (Foto: Aletheya Alves)
Assim como o esposo, dona Maria também investe no artesanato. (Foto: Aletheya Alves)
Assim como o esposo, dona Maria também investe no artesanato. (Foto: Aletheya Alves)

Construído como um cata-vento, o pássaro deveria receber os fluxos de ventos por uma hélice e bater as asas. Sem essa peça, Olívio fez questão de mostrar manualmente como mesmo sem uma parte, a criação ainda funcionava.

E, antes dela, outras peças que se moviam também já haviam chamado atenção do bairro. “Fiz um homem que puxava água de um poço, tudo com o vento. Mas esse passarinho fica a coisa mais linda mesmo quando funciona”.

Dividindo o lar com o esposo, Maria comenta que ela também não fica para trás. E, assim como o marido, os artesanatos vão surgindo em forma de tecido.

Apesar de produzirem em pequena escala, ambos fazem produtos por encomenda. O contato é (67) 99249-1133.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias