Brincando com palavras, poeta ensina preservação do Pantanal para crianças
Após lançamento em julho, livro será doado para escolas estaduais e municipais de Campo Grande
Elizabeth Fonseca encontrou uma maneira diferente de falar sobre a preservação para as crianças. Escritora e poetisa, ela lança em julho o livro “Pedro Pato no Pantanal”, que virou projeto educacional financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS). O material ganhou as salas de aula da Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca e foi apresentado pelos alunos durante a Festa Junina e Cultura Pantaneira.
A autora comenta que a criação do material veio naturalmente e que através dele os pequenos vão crescer com conscientes a respetio da preservação ambiental. "Pensei no tema antes de pensar no projeto. Senti que precisava abordar essa questão, e o desejo de falar do Pantanal foi natural. A importância de abordar esses temas com as crianças é que elas vão crescer mais conscientes, com outra visão”, afirma.
O projeto também serviu para ensinar as crianças novas palavras e proporcionar conhecimento a respeito da flora, fauna e mitos que envolvem o Pantanal. A apresentação na festa junina contou com a participação de 60 crianças que declamaram poemas sobre os animais da região.
Na visão do diretor da escola Clodoaldo Lima, as crianças tiveram a oportunidade de se expressarem artisticamente e praticarem a leitura. “O impacto foi muito positivo em relação à expressão artística dos alunos, que tinham uma certa dificuldade em se comunicar, em se expressar verbalmente em público, então eles se desenvolveram nessa questão, e também com relação à leitura", destaca.
Após o lançamento em julho, 30% dos livros serão doados para a SED (Secretaria de Estado de Educação, 10% para a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande), 10% para o FIC/MS e 3% para a própria Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca.
A data de lançamento da obra será divulgada no próximo mês.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).