ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Brincando com palavras, poeta ensina preservação do Pantanal para crianças

Após lançamento em julho, livro será doado para escolas estaduais e municipais de Campo Grande

Jéssica Fernandes | 08/06/2023 13:05
Crianças apresentaram projeto na Festa Junina e Cultura Pantaneira. (Foto: Divulgação)
Crianças apresentaram projeto na Festa Junina e Cultura Pantaneira. (Foto: Divulgação)

Elizabeth Fonseca encontrou uma maneira diferente de falar sobre a preservação para as crianças. Escritora e poetisa, ela lança em julho o livro “Pedro Pato no Pantanal”, que virou projeto educacional financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS). O material ganhou as salas de aula da Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca e foi apresentado pelos alunos durante a Festa Junina e Cultura Pantaneira.

A autora comenta que a criação do material veio naturalmente e que através dele os pequenos vão crescer com conscientes a respetio da preservação ambiental. "Pensei no tema antes de pensar no projeto. Senti que precisava abordar essa questão, e o desejo de falar do Pantanal foi natural. A importância de abordar esses temas com as crianças é que elas vão crescer mais conscientes, com outra visão”, afirma.

O projeto também serviu para ensinar as crianças novas palavras e proporcionar conhecimento a respeito da flora, fauna e mitos que envolvem o Pantanal. A apresentação na festa junina contou com a participação de 60 crianças que declamaram poemas sobre os animais da região.

Na visão do diretor da escola Clodoaldo Lima, as crianças tiveram a oportunidade de se expressarem artisticamente e praticarem a leitura. “O impacto foi muito positivo em relação à expressão artística dos alunos, que tinham uma certa dificuldade em se comunicar, em se expressar verbalmente em público, então eles se desenvolveram nessa questão, e também com relação à leitura", destaca.

Após o lançamento em julho, 30% dos livros serão doados para a SED (Secretaria de Estado de Educação, 10% para a Semed (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande), 10% para o FIC/MS e 3% para a própria Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca.

A data de lançamento da obra será divulgada no próximo mês.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias