Casarão antigo abriga 1ª galeria independente de arte em Corumbá
Em Corumbá, professora abriu as portas da 'Pantaneura da Zona' com diversas exposições
Sozinha, a professora de artes Mariana Arndt de Souza abriu o primeiro espaço independente de arte contemporânea das minorias em Corumbá, a 419 km de Campo Grande. Funcionando desde junho, a Galeria e Casa de Cultura ‘Pantaneura da Zona’ abre todos os domingos com entrada gratuita.
A coordenadora da galeria, que foi escolhida para ser representante de Mato Grosso do Sul no Ministério da Cultura, começou a desenvolver o projeto em meados de maio. O espaço escolhido para abrigar as produções artísticas é um casarão antigo que fica próximo do porto.
A iniciativa de criar a ‘Pantaneura da Zona’, segundo Mariana, surgiu para suprir a ausência de galerias na cidade. “Eu resolvi abrir o espaço, pois em Mato Grosso do Sul é escasso de espaços de arte contemporânea. Por isso abri o primeiro espaço de arte contemporânea das minorias”, afirma.
Além de trazer visibilidade para as minorias, o local também tem outros valores. “A Galeria e Casa de Cultura "Pantaneura da Zona" é um espaço antifascista, antirracista, antimachista, anti-homofóbica, antitransfóbica, anticapacitista e tudo o que venha a contribuir para um mundo mais justo”, destaca.
Na inauguração no dia 10 do mês passado, a galeria abriu as portas para o público com batalha de MC’s, declamação de poesia de Rubén Darío, fixação do lambe-lambe feito por Leonardo Mareco, rap com Mc Neves e break-funk com Larocca e as exposições de Eliane Fraulob, Aloe e Loren Berlin.
Por ser uma iniciativa independente, Mariana fala sobre alguns dos percalços que enfrenta. "É sempre desafiador trabalhar com arte de forma independente. Falta recurso, falta investimento. Eu tô alugando o espaço, tirando dinheiro do meu bolso, arrumando o lugar com meu salário de professora, sem receber nada em troca", explica.
Apesar de funcionar a pouco tempo, a galeria tem atraído visitantes animados. “O público está bem receptivo ao espaço e está bem animado por ter um lugar para construir junto e de forma democrática”, fala.
Por enquanto, Mariana está em busca de colaboradores que possam contribuir com a casa de cultura e o processo de fazer a arte alcançar mais pessoas. "A arte tem o poder transformador de mudar o mundo aos poucos. É um processo lento, porém, valioso. Esse espaço tem o potencial de juntar as pessoas que querem fazer essa mudança acontecer", pontua.
A Galeria e Casa de Cultura ‘Pantaneura da Zona’ está localizada na Avenida General Rondon, 363. O horário de funcionamento é todo domingo, das 9h às 14h.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).