Com inspiração da Alemanha, presépio encanta no castelo dos Arautos do Evangelho
Cada canto do presépio foi feito minuciosamente e demorou 3 meses para ficar pronto.
De quinta a domingo, o castelo no bairro Rita Vieira acende as luzes do presépio com o espetáculo de luz, som e a magia natalina. A programação segue no mesmo ritmo até o dia 7 de janeiro com apresentação do presépio vivo da igreja Arautos do Evangelho.
As sessões duram em média 20 minutos e acontecem de quinta a sábado às 18h30 e às 21h e no domingo às 18h45 e às 21h.
Cada canto do presépio foi feito minuciosamente e este ano a inspiração veio da Alemanha. Há torres, vitrais coloridos, tudo pensado nos mínimos detalhes. “Cada ano pegamos inspiração em um lugar do mundo. Sabemos que Cristo nasceu em Belém, mas isso é para mostrar que ele nasce no coração de cada um, independente de raça ou cor está presente em todos nós”, afirma Inácio Bach, membro da ordem.
No ano passado a inspiração do presépio foi o Oriente Médio e no ano anterior o pano de fundo do presépio foi o nosso Pantanal. A narração começa com um nascer do sol e vai contando a história de quando Jesus nasceu, sendo que cada cena acontece numa parte do presépio, que fica iluminada, enquanto toda a sala está escura. Nessa hora o presépio vai se mexendo de acordo com o decorrer da história.
São os próprios membros da igreja que fazem todo o presépio. Este ano foram três meses do início à finalização. “Sempre aproveitamos a mesma estrutura, para o trabalho ficar um pouco mais fácil, senão demoraríamos muito mais. Dividimos em três partes o processo de criação, a estrutural, artística e elétrica, assim fica mais fácil de fazer”, detalha.
Para ele é muito importante que se continue fazendo o presépio, pois assim pode se recuperar a verdadeira essência do Natal. “Com os anos ela foi se perdendo, com essa encenação deixamos a história mais atraente a todos”, acredita Inácio.
O casal Ana Luiza Medeiros e Janderson Kraemer estavam com a filha Maria Júlia, de 1 ano e meio, para ver a primeira sessão de ontem. Encantados, levaram a criança porque acham importante manter a tradição religiosa na família. “Somos católicos, gostamos de conservar nossa religião e queremos passar isso pra ela. É a primeira vez que estamos aqui, já ouvimos falar, mas não sabemos o que esperar, será uma completa surpresa”, afirma Ana Luiza.
Quem quiser assistir é só comparecer à igreja que fica na rua Rotterdan, 540, Rita Vieira. Na sala onde acontece a encenação cabem até 45 pessoas e grupos podem ser fechados para assistir uma apresentação. Informações pelo telefone: (67) 3042-3434