Costurando, Patrícia descobriu profissão nas bonecas de pano
Na pandemia, artesã deu utilidade a máquina confeccionando peças infantis que tem até look combinando
No ateliê que tem em casa, Patrícia de Lima Benites, de 40 anos, ocupa parte do dia costurando bonecas de pano. Delicadas, as peças têm estilo próprio, cores de cabelo diferentes e roupas que combinam com o sapato. Inspirada no trabalho de artesãs espalhadas pelo mundo, Patrícia cria bonecas que servem tanto para brincar, quanto para compor a decoração de festas infantis.
O trabalho começou durante o isolamento em casa quando Patrícia comenta que resolveu dar utilidade a máquina de costura que estava parada. “Tudo começou na pandemia e chegou naquele período onde todo mundo estava trancado em casa e todos ficaram ociosos. Eu já tinha uma máquina de costura, mas era muito leiga no assunto, tinha a máquina há quatro anos e não me dedicava”, diz.
Como não tinha prática na época, ela conta que iniciou na costura fazendo máscaras. Um tutorial foi levando ao outro e Patrícia, sem querer, chegou aos que ensinavam como fazer as bonecas de pano. No segmento infantil, a Patrícia se descobriu e criou o primeiro atêlie por hobby.
“Comecei a ver vídeos de boneco porque queria me dedicar às bonecas e depois comecei a comprar alguns cursos voltados para artigos infantis. Agora comprei um para enxoval completo”, declara.
O hobby de criar as bonecas fez Patricia chegar até as feiras de Campo Grande. Agora, ela comercializa os produtos que têm aparências singulares e bem personalizadas. “Eu gosto de fazer uma coisa bem diferenciada. A minha inspiração são os artesãos de fora, as americanas que tem um tendência que eu gosto”, explica.
Apesar de terem padrões de roupa, cabelo, sapato e outros detalhes diferentes, o tamanho não. A artesã costura as bonecas em três versões e seguindo o padrão de 15 centímetros, 30 centímetros e 40 centímetros. Os valores são a partir de R$ 35.
A alegria da artesã, além de criar as peças, é conseguir conciliar o trabalho com outras demandas importantes do dia a dia. “Pra mim foi tudo novo, descobri uma profissão e tô conseguindo conciliar com ser mãe e cuidar da casa”, frisa.
Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil no Instagram é @pathygaton_oficial
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: