Entre contos e parlendas, Moira dá vida a histórias e aproxima criança de livros
Ela é formada em Artes Cênicas e agora tem um canal no Youtube para fazer contação de histórias
Contando histórias, é assim que Moira Junqueira quer aproximar as crianças dos livros. Formada em Artes Cênicas, ela é conhecida pelo trabalho em livrarias, escolas e eventos e, agora criou o canal no Youtube “Contos e Parlendas”.
A intenção é apresentar autores brasileiros da cultura popular fazendo “narrativas com valores instrutivos”, como pontua a artista. O objetivo também é de gravar algumas das encenações através do financiamento do FIMC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura).
Moira vive em Campo Grande e trabalha com contações desde 2016. “Com a maternidade, desenvolvi o hábito da leitura com meus três filhos e então, decidi fazer algo que envolvesse mais crianças”, relata.
O intuito do canal é o de levar cada vez mais crianças para os livros, e, desta forma, fazer com que os pequenos desenvolvam não só o hábito da leitura, como o de ouvir história e conhecer a cultura.
Por isso, após inaugurar o canal, Moira preparou uma temporada de histórias com seis episódios curtos. “Tem aproximadamente sete minutos e é sobre o Sítio do Pica-Pau Amarelo, do autor Monteiro Lobato”, diz.
O canal é voltado para o público infantil, porém Moira tem um site com o mesmo nome para que os pais possam encontrar informações sobre cursos. “Podemos levar para dentro de casa a contação de histórias, prática importante que devemos cultivar com as crianças. A contação aguça a imaginação, mostra um mundo de possibilidades, extrapolando os limites da vida cotidiana”, destaca.
E para quem quer aprender, Moira explica que contar uma boa história não tem segredo. “Começa pela escolha da história: que valores quero transmitir? O que desejo que meus filhos/alunos aprendam? Decidida a história, podemos pensar nos momentos e personagens”, informa.
A partir disso, o terceiro passo é pensar numa forma atraente para apresentar cada personagem, cenário e situações que prendam a atenção da garotada. “Confie na história e coloque uma pitadinha do seu jeito”, comenta. “Sabemos o quanto as crianças são ávidas por aparelhos eletrônicos e entretenimento. Então, aproveitamos esse interesse dos pequenos para apresentar boas histórias e grandes autores”, completa.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.