ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUARTA  18    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Festival abre inscrições para oficinas gratuitas de atuação e direção

O evento deste ano terá workshops gratuitos com a atriz Maria Beta Perez e o cineasta Adirley Queirós

Por Mylena Fraiha | 18/09/2024 09:45
Atriz e preparadora de elenco Maria Beta Perez e o cineasta Adirley Queirós, ambos responsáveis por ministrar workshops gratuitos no festival (Foto: Divulgação)
Atriz e preparadora de elenco Maria Beta Perez e o cineasta Adirley Queirós, ambos responsáveis por ministrar workshops gratuitos no festival (Foto: Divulgação)

Interessados em atuação e direção cinematográfica podem se inscrever nas oficinas de cinema da 6ª edição do Festival Desver — Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul até segunda-feira (23).  Evento deste ano contará com workshops gratuitos ministrados pela atriz e preparadora de elenco Maria Beta Perez, e pelo premiado cineasta Adirley Queirós.

O workshop intensivo "O Ator na Câmera e no Mundo", será ministrado pela atriz e preparadora de elenco Maria Beta Perez nos dias 2 e 3 de outubro no Auditório Luis Felipe de Oliveira, em Campo Grande. As sessões estão programadas para quarta-feira (13h às 16h30) e quinta-feira (13h às 16h).

Com mais de 15 anos de carreira, Maria Beta é uma profissional reconhecida, tendo participado de novelas como Bom Sucesso e Totalmente Demais, além de sua experiência em teatros e grupos de estudo sobre o Teatro da Crueldade de Antonin Artaud.

Já a oficina de direção será ministrada pelo cineasta Adirley Queirós, homenageado nesta edição do Festival. Oficina será nos dias 2 e 3 de outubro, das 9h às 12h, no Anfiteatro Marçal de Souza. Serão 45 vagas ao todo, sendo 20 delas destinadas a estudantes de Audiovisual da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e as demais para o público externo.

Reconhecido por filmes como “Branco Sai, Preto Fica” e “Era uma Vez Brasília”, Adirley é conhecido por suas abordagens críticas e criativas em relação a temas sociais e políticos, explorando as dinâmicas de produção cinematográfica em territórios marginalizados. Na oficina, ele discutirá o impacto das escolhas criativas na construção de narrativas e locais de filmagem.

Inscrições para as oficinas e mais informações sobre a sexta edição do Festival Desver estão disponíveis neste link.

Banner de divulgação do Festival Desver, que acontecerá na Cidade Universitária, em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Banner de divulgação do Festival Desver, que acontecerá na Cidade Universitária, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Programação - Em sua 6ª edição, o Festival Desver acontece de 1º a 4 de outubro, com uma programação que inclui a Mostra Competitiva de Curtas Universitários, a Mostra de Cinema Indígena e sessões especiais para estudantes da rede pública.

A Mostra Competitiva exibirá 15 filmes de instituições de ensino de quatro regiões do Brasil, com a presença dos realizadores para debates após as exibições. Inspirado no verso do poeta mato-grossense Manoel de Barros, "então era preciso desver o mundo para sair daquele lugar imensamente e sem lado", o festival adota o conceito de "desver o mundo" como seu tema central.

Além disso, a Mostra de Cinema Indígena apresentará filmes do povo Maxakali. Haverá também uma sessão especial para alunos da rede pública de Campo Grande, com filmes do curso de audiovisual da UFMS e debates com os diretores.

O Festival Desver é coordenado por professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o apoio de 35 bolsistas e incentivo da Lei Paulo Gustavo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, promovendo uma rica troca de experiências entre estudantes e profissionais do audiovisual.

Este ano, o festival conta com a participação de um time de professores da UFMS: Márcio Blanco (Curadoria), Julio Bezerra (Cobertura), Régis Rasia (Produção), Felipe Bomfim (Divulgação) e Rodrigo Sombra (Júri), com apoio dos bolsistas. A programação inclui homenagens, oficinas, workshops e mostras competitivas.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias