Festival abre inscrições para oficinas gratuitas de atuação e direção
O evento deste ano terá workshops gratuitos com a atriz Maria Beta Perez e o cineasta Adirley Queirós
Interessados em atuação e direção cinematográfica podem se inscrever nas oficinas de cinema da 6ª edição do Festival Desver — Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul até segunda-feira (23). Evento deste ano contará com workshops gratuitos ministrados pela atriz e preparadora de elenco Maria Beta Perez, e pelo premiado cineasta Adirley Queirós.
O workshop intensivo "O Ator na Câmera e no Mundo", será ministrado pela atriz e preparadora de elenco Maria Beta Perez nos dias 2 e 3 de outubro no Auditório Luis Felipe de Oliveira, em Campo Grande. As sessões estão programadas para quarta-feira (13h às 16h30) e quinta-feira (13h às 16h).
Com mais de 15 anos de carreira, Maria Beta é uma profissional reconhecida, tendo participado de novelas como Bom Sucesso e Totalmente Demais, além de sua experiência em teatros e grupos de estudo sobre o Teatro da Crueldade de Antonin Artaud.
Já a oficina de direção será ministrada pelo cineasta Adirley Queirós, homenageado nesta edição do Festival. Oficina será nos dias 2 e 3 de outubro, das 9h às 12h, no Anfiteatro Marçal de Souza. Serão 45 vagas ao todo, sendo 20 delas destinadas a estudantes de Audiovisual da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e as demais para o público externo.
Reconhecido por filmes como “Branco Sai, Preto Fica” e “Era uma Vez Brasília”, Adirley é conhecido por suas abordagens críticas e criativas em relação a temas sociais e políticos, explorando as dinâmicas de produção cinematográfica em territórios marginalizados. Na oficina, ele discutirá o impacto das escolhas criativas na construção de narrativas e locais de filmagem.
Inscrições para as oficinas e mais informações sobre a sexta edição do Festival Desver estão disponíveis neste link.
Programação - Em sua 6ª edição, o Festival Desver acontece de 1º a 4 de outubro, com uma programação que inclui a Mostra Competitiva de Curtas Universitários, a Mostra de Cinema Indígena e sessões especiais para estudantes da rede pública.
A Mostra Competitiva exibirá 15 filmes de instituições de ensino de quatro regiões do Brasil, com a presença dos realizadores para debates após as exibições. Inspirado no verso do poeta mato-grossense Manoel de Barros, "então era preciso desver o mundo para sair daquele lugar imensamente e sem lado", o festival adota o conceito de "desver o mundo" como seu tema central.
Além disso, a Mostra de Cinema Indígena apresentará filmes do povo Maxakali. Haverá também uma sessão especial para alunos da rede pública de Campo Grande, com filmes do curso de audiovisual da UFMS e debates com os diretores.
O Festival Desver é coordenado por professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o apoio de 35 bolsistas e incentivo da Lei Paulo Gustavo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, promovendo uma rica troca de experiências entre estudantes e profissionais do audiovisual.
Este ano, o festival conta com a participação de um time de professores da UFMS: Márcio Blanco (Curadoria), Julio Bezerra (Cobertura), Régis Rasia (Produção), Felipe Bomfim (Divulgação) e Rodrigo Sombra (Júri), com apoio dos bolsistas. A programação inclui homenagens, oficinas, workshops e mostras competitivas.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.