ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Em principal semana dos museus, acessibilidade é a palavra do ano

Campo Grande está com programação confirmada na Primavera dos Museus

Por Aletheya Alves | 15/09/2024 07:28
Museu da Imagem e do Som terá programação especial. (Foto: Divulgação)
Museu da Imagem e do Som terá programação especial. (Foto: Divulgação)

Um dos principais eventos que integram as programações com museus nacionalmente está chegando, a Primavera dos Museus, e Campo Grande não está de fora do cronograma nacional. Para 2024, a palavra dominante é acessibilidade e, com ela, vem a reflexão sobre a inclusão

Tendo início no dia 23 de setembro, a programação segue até 29 e é aberta ao público. Coordenadora do Sistema Estadual de Museus de MS, Cristiane Freire descreve que o objetivo principal do evento é ampliar o público, reforçar o papel dos museus na sociedade e trazer reflexões, assim como novas experiências.

.Em relação ao tema, ela pontua que é necessário pensar sobre o que temos a oferecer como diferencial no sentido da acessibilidade e da inclusão. “Nós temos a preocupação, nós estamos nos preparando para essa realidade que é necessária, a gente tem o interesse de incluir nas nossas programações ou até mesmo na estrutura do nosso espaço cultural condições para dar acesso às pessoas que precisam de acessibilidade?”.

Com esses pontos em mente, a programação foi construída e, além do divulgado, novas ações também devem entrar no cronograma. Confira abaixo as atividades confirmadas:

  • 23 de setembro, às 17h30, Abertura oficial da 18ª Primavera dos Museus

Colóquio sobre o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, com participação da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos e da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Zirleide Silva Barbosa.

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar).

  • 24 de setembro, das 17h às 20h – Reunião técnica com os Coordenadores de Museus e Casas de Memória de Campo Grande, Fundação de Cultura de MS, Sistema Estadual de Museus e Fundação de Turismo de MS

Tema: Turismo e Museus em MS – Propostas para elaboração de uma rota turística

Local: MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 1º andar).

Fundação de Turismo trará propostas para iniciar um diálogo com os Coordenadores de Museus de Campo Grande a respeito da elaboração de uma rota turística que possa incluir estes equipamentos culturais.

  • 25 de Setembro, às 14h – Colóquio e Debate

Tema: “Museu inclusivo e acessível em MS: O que já temos e o que pretendemos construir”

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar)

Neste evento pretendemos refletir sobre museus inclusivos que considerem as necessidades e capacidades de todos os visitantes, de forma a garantir que todos possam desfrutar das experiências culturais oferecidas, preocupando-se não somente com as adaptações necessárias para um bom atendimento, como também em treinamento da equipe buscando tornar a experiência mais completa e real para as pessoas com deficiência. Teremos a participação de alguns convidados.

  • 27 de setembro, das 15 às 17h – Participação dos integrantes do Sistema Estadual de Museus no Encontro da REM – Rede de Educadores Museais, onde serão registradas as contribuições de Mato Grosso do Sul para a revisão do PNSM – Plano Nacional Setorial de Museus

Este encontro será virtual.

  • 28 de setembro das 8h às 11h30 – Oficina “Acessibilidade em Museus, do Patrimônio ao Acesso”, ministrada por Felipe Sampaio

Local: MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 1º andar).

Tem como objetivos introduzir os conceitos básicos de acessibilidade em museus, sensibilizar os participantes para a importância da acessibilidade universal e apresentar exemplos práticos de adequações e recursos acessíveis.

– Inscrições gratuitas por formulário Google Forms / Vagas limitadas (link será divulgado)

PROGRAMAÇÃO DO MIS

Ações serão realizadas no MIS – Museu da Imagem e do Som, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar)

  • 16 a 30 de setembro – Exposição “Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte” – no MIS – Museu da Imagem e do Som – horário de funcionamento do MIS de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30
  • 26 de Setembro – Participação no Workshop: Acessibilidade e Inclusão em Espaços Culturais de MS – Caminhos Possíveis – no MIS

Ministrante: Ivone Ângela dos Santos – das 9h às 11h

PROGRAMAÇÃO DO MARCO                  

Projeto Circula MARCO será presencial (em Ponta Porã) e as demais ações serão realizadas online

  • 09 a 14 de setembro – Projeto Circula MARCO –  Ação Educativa com visita mediada a partir de imagens das obras da artista Conceição dos Bugres em QR Code audiodescrito e oficina artística realizada pelo Programa Educativo do MARCO em escolas públicas da cidade de Ponta Porã.
  • 23 de setembro, das 09h30 às 18h – Ação Educativa “Você sabia?”, a partir de postagem no Instagram do museu sobre as últimas tendências e curiosidades em tecnologias assistivas para pessoas com deficiência em museus de arte.
  • 24 de setembro, das 09h30 -10h – Ação Educativa – Live –  Palestra pela Bio do Instagram do museu com o Professor Doutor José Aparecido da Costa (UFMS) sobre tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e o atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência visual: entre o braille e as tecnologias computacionais.
  • 25 de setembro, das 09h30 às 18h – Ação Educativa – Retrato Falado – Oficina online realizada pelo Programa Educativo do MARCO para o feed do instagram do museu (post). A atividade, retrato falado, consiste que os participantes façam um desenho no módulo retrato sem olhar para o papel seguindo apenas audiodescrição do interlocutor.
  • 26 de setembro das 09h30 às 18h – Ação Educativa – Dia da Saudade – Post no instagram do museu para relembrar a exposição, Mulheres Artistas no Acervo do MARCO, que aconteceu no dia 11 de março de 2020 marcada pelo pioneirismo e inovação com o uso de tecnologias assistivas em audiodescrição para pessoas com deficiência visual em que foram recebidos o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC). Os participantes participaram do processo de planejamento da mostra e avaliaram os recursos, entre eles o QR-Code Audiodescrito presente na mostra.
  • 27 de setembro das 09h30 às 18h – Ação Educativa – QR CODE AUDIODESCRITO – Ação educativa online em que o museu disponibilizará um QR Code Audiodescrito das obras: Totem de Três Cabeças da artista Conceição dos Bugres no feed do instagram do museu para os internautas conhecerem esta tecnologia assistiva em audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias