ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Inspirando arte, Jd. Noroeste será palco para se apropriar de cultura

Teatro Imaginário Maracangalha mapeou região periférica e notou a falta de políticas públicas de cultura

Aletheya Alves | 10/06/2023 07:39
Imaginário Maracangalha tem levado teatro para a periferia de Campo Grande. (Foto: Vaca Azul)
Imaginário Maracangalha tem levado teatro para a periferia de Campo Grande. (Foto: Vaca Azul)

Após conviver com o bairro São Conrado, os integrantes do Teatro Imaginário Maracangalha mapearam a região periférica e perceberam que, apesar do interesse pulsante da população, faltam opções culturais em bairros distantes do Centro. Inspirando arte, agora o Jardim Noroeste será palco para quem desejar se apropriar de cultura com direito a espetáculo premiado.

“De alguma maneira, eles fortalecem a gente e a gente fortalece eles e juntos a arte acontece. É bom para a cidade, é bom para todo mundo”, introduz o fundador do Imaginário Maracangalha, Fernando Cruz, sobre a programação a ser executada.

Explicando sobre o contexto da região, Fernando comenta que o São Conrado reúne muita gente vulnerabilidade em alguns aspectos e trabalhos sociais sérios. E, quando o teatro chegou às ruas, desde crianças até idosos, não houve quem negou afeto e amizade.

Durante quatro finais de semana, os integrantes conversaram com os moradores e, a partir das demandas apresentadas, a ideia foi destacar a importância em fazer com que a cultura chegue por ali. “Pensamos em acessar junto às organizações populares do bairro, sobretudo com maior parte de líderes mulheres, de como eles podem fazer parte também do sistema municipal de cultura”.

E, como resultado, os pensamentos envolveram reflexões para transformar espaços públicos abandonados e praças malcuidadas em palcos para a arte. Na avaliação de Fernando, com a presença do teatro no bairro, foi possível fortalecer a importância desses lugares.

Ideia é ocupar desde praças até espaços esquecidos nos bairros. (Foto: Vaca Azul)
Ideia é ocupar desde praças até espaços esquecidos nos bairros. (Foto: Vaca Azul)

“Ver que com essa troca nós crescemos juntos e pudemos modificar a cidade com arte, sobretudo com as relações de afeto que isso proporcionou, o que também é um ato político”, explica o artista.

Agora, após todas as reflexões, a região irá receber quatro finais de semana com muitas ações culturais no Jardim Noroeste. “Nós, enquanto coletivo, resolvemos somar as forças e fazer jus ao que o teatro de rua representa, que nada mais é do que estar na rua”, diz Fernando.

Unindo várias vertentes, oficinas e seminário serão apresentados na rua Era Atômica, 259, já os espetáculos e intervenções serão na Rua Indianópolis, 1949.

Hoje (10), haverá intervenção de rua com cortejo cenopoético às 9h30min, amanhã será dia do espetáculo “Tekohá - Ritual de Morte e Vida do Deus Pequeno” no mesmo horário. Completando 15 anos, é prestigiado tanto nacionalmente quanto na América Latina.

No dia 17, o bairro terá oficina de teatro de rua das 9h às 11h, além de intervenção teatro Ferro em Brasa às 11h30min. Dia 18 terá teatro de rua às 9h30min com A Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha.

Para o terceiro final de semana, dia 24 haverá oficina de teatro de rua das 9h às 12h, enquanto no dia 25 o público poderá assistir As Miragens do Asfalto.

Por último, dia 1º de julho haverá oficina das 9h às 11h30min, além de intervenção teatral às 11h30min. No domingo (2), será dia de teatro Areôtorare - O Verbo Negro e Bororo do Índio Profeta às 9h e, às 10h, seminário Arena Aberta - a Periferia é o Centro.

Criado pelo grupo, o projeto possui investimento da Prefeitura Municipal de Campo Grande através do Fomteatro 2021 (Programa Municipal de Fomento ao Teatro).

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias