ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Levando técnica de 85 anos para feira, amor de Helena é por linhas

Aos 92 anos, a artesã nunca deixou de bordar e, após a aposentadoria, decidiu que não queria parar

Aletheya Alves | 19/06/2023 07:39
Aos 92 anos, Helena faz questão de levar os panos para a feira. (Foto: Aletheya Alves)
Aos 92 anos, Helena faz questão de levar os panos para a feira. (Foto: Aletheya Alves)

Mensalmente, Helena Neri de Lima e Silva reúne os panos de prato que produz há 85 anos e se encaminha para a feira do Bosque da Paz. Apaixonada pelas linhas, a senhora de 92 anos decidiu que o tempo de ficar em casa havia acabado e, retomando a prática, quis entrar em contato com o público no boca a boca.

Com um pequeno espaço na feira, dona Helena brinca que após se aposentar, percebeu que precisava continuar sem descansar durante o tempo todo. Não satisfeita com as atividades pessoais e em família, a ideia foi de transformar o conhecimento de uma vida em novo trabalho.

Quando tinha sete anos, a menina via a mãe apaixonada pelas peças feitas em crochê e, por não conseguir tempo suficiente para aprender, ficava apenas observando. “Lembro que entre uma tarefa e outra que minha mãe precisava fazer, ela sempre pegava as agulhas e a linha”.

Vendo que a filha tinha interesse, a mãe de Helena aprovou que uma professora a ensinasse e, no mesmo ano, a primeira peça foi concluída. Enquanto outras crianças se divertiam com brincadeiras em geral, a alegria da menina era fazer sua primeira blusa com a técnica.

Técnica foi aprendida aos 7 anos e nunca mais parou de ser reproduzida. (Foto: Aletheya Alves)
Técnica foi aprendida aos 7 anos e nunca mais parou de ser reproduzida. (Foto: Aletheya Alves)

Desde então, o gosto por criar só aumentou e, mesmo trabalhando em um ramo completamente diferente, Helena explica que se refugiava nas ações. “Nós somos do Sul, mas viemos para cá tentar melhorar a vida. Como lá a gente já mexia com frango, trouxemos para cá também”, comenta.

Enquanto o marido era vivo, Helena seguiu no comércio, mas a chegada da idade e a partida do esposo fizeram com que a aposentadoria se tornasse uma realidade. O problema é que sem se acostumar com a nova rotina, o desejo de trabalhar permaneceu.

“Comecei a fazer doce para vender e os panos de prato também, que já fazia há muito tempo. Eu gosto de fazer, a gente não pode aceitar ficar parada, só piora”, comenta.

E, para quem se interessar pelos panos de prato de Helena, cada um custa R$ 20, sendo possível comprar mensalmente no Bosque da Paz.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias