ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Memórias de mestres da capoeira inspiram documentário exibido nesta quinta

Lançamento acontece às 19h, em comemoração ao Dia Nacional do Capoeirista; a entrada é gratuita

Natália Olliver | 02/08/2023 14:27
Esportistas cantam e dançam em roda de capoeira (Foto: Divulgação)
Esportistas cantam e dançam em roda de capoeira (Foto: Divulgação)

Em homenagem ao Dia Nacional do Capoeirista, comemorado nesta quinta-feira (3), o Iphan-MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul) lançará o documentário “Memória dos mestres de referência da Capoeira do estado de Mato Grosso do Sul”. A exibição acontece às 19h, no MIS (Museu da Imagem e Som). A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrições prévias.

O material foi produzido em colaboração com o Fórum Estadual da Capoeira e Mestres de Capoeira do Estado e faz parte das ações previstas no Plano de Salvaguarda da Capoeira em Mato Grosso do Sul.

Durante o filme, os mestres contam histórias do universo da capoeira, relatando as dificuldades enfrentadas no passado e as perspectivas para o futuro da arte. “A capoeira era vista como algo marginal, a gente treinava escondido, quando a polícia via era vergonhoso pra gente”, disse Adilson, mestre do grupo de capoeira quilombo de Campo Grande.

“Eu estudei, fui pra faculdade, não para provar, mas para mostrar para as pessoas que o doutor também faz capoeira. Eu sou mulher e a gente precisa ter o espaço e ocupar esse espaço", conta emocionada a mestra pantaneira do Instituto de Capoeira Cordão de Ouro (MS).

O evento de lançamento contará com a presença de representantes do Iphan-MS, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e de grupos de capoeira que colaboram com a produção do documentário.

História - A capoeira é uma manifestação cultural presente em mais de 150 países, com variações regionais e locais. As modalidades mais conhecidas são chamadas de “capoeira angola” e “capoeira regional”. A Roda e o Ofício dos Mestres de Capoeira são Bens Culturais.

Em 2014, a Roda de Capoeira ganhou reconhecimento internacional como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas), para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Além do simbolismo, a Roda de Capoeira é um espaço profundamente ritualizado, com cânticos e gestos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e códigos de ética, pautados em companheirismo e solidariedade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias