Novo ponto de cultura do SESC deve ser inaugurado neste semestre na Afonso Pena
O SESC/MS anunciou que ainda no primeiro semestre deste ano inaugura mais uma unidade cultural em Campo Grande. O projeto SESC Cultura vai ocupar o prédio histórico da 30ª Circunscrição do Serviço Militar, instalada na Avenida Afonso Pena, entre Rua 13 de Maio e Rui Barbosa.
A estrutura foi restaurada e a parte externa parece já estar concluída. Na parte externa, o amarelo foi substituído pela cor azul e a fachada ganhou um trabalho colorido do artista plástico Isaac de Oliveira, como previa da atmosfera que deve dominar o espaço a partir de abril.
Para administrar o prédio histórico, o SESC/MS fechou parceria com o CMO (Comando Militar do Oeste) e o 9º Batalhão do Exército. A ideia é usar o prédio da década de 1920 para cursos de artes, cinema, instalação de biblioteca, exposições de artista regionais e nacionais, além de apresentações musicais, como já ocorre na Morada dos Baís. Em comum, os dois imóveis integram o patrimônio histórico de Campo Grande, ambos agora sob administração do SESC.
A restauração do imóvel do CMO atingiu toda a parte térrea e demorou bem mais que o esperado, já que a previsão inicial era de entrega no primeiro semestre do ano passado. Após inaugurada, a intenção é que a nova unidade funcione de terça a sábado das 13h às 22h.
Já o projeto do Cine SESC continua emperrado. O plano a princípio era de entrega em 2016, mas a obra na Rua 15 de Novembro, no prédio do antigo Cine Campo Grande, depende exclusivamente de recursos próprios. Não há parceira que agilize a execução, como a firmada com o Exército e a Morada dos Baís.
Com a escassez de investimentos públicos, atualmente, o SESC/MS é o principal investidor em pontos culturais de Campo Grande.