Para comprar algo original, conhecer moda e arte daqui, Luz na Rodô começa hoje
Daqui a pouco, a partir das 13 horas, mais uma vez a antiga rodoviária, no bairro Amambaí, vai ganhar movimento, com a edição 2015 do Luz na Rodô. Além de diversão de graça, o evento é a oportunidade de conhecer o que Campo Grande produz de maneira autônoma, na arte, no design e na moda.
Artistas, estilistas e artesãos ocupam o piso superior da velha rodô com apresentações culturais, gastronomia, exposições e desfiles. A programação começa às 13 horas com dança, mas o dia terá também karatê, capoeira, apresentações sobre a cultura japonesa e árabe, teatro, show com Rockers Sound System e desfile de moda das marcas Vitral e Sannis, de Campo Grande.
Na parte de alimentação, haverá comida com tempero regional e vegetariana. Grupos de dança de rua e de salão também estão na lista de atrações do evento que segue até amanhã, às 21h30.
Forma montadas salas de literatura, de cinema, de fotografia e de artes plásticas, as duas últimas para exposições de 13 profissionais.
Na 4ª edição, o projeto quer mostrar que o prédio, apesar de antigo, pode ser um bom passeio, por conta da criatividade de muitos empresários que se instalaram por lá. “O evento tem trazido novos lojistas e o que sinto também que o preconceito e o estigma estão acabando. Os olhares já não são tão estranhos. A sociedade ama o prédio e quer sua requalificação”, avalia Heloísa Cury, organizadora do Luz na Rodô.
Atualmente, a administração luta para que a prefeitura ceda a parte pública do prédio e então seja criado um Pavilhão das Artes, com constantes eventos culturais no local.
“Já tenho 120 artistas esperando por este momento. Seria uma forma de utilizar os espaços obsoletos com cultura e agregando socialmente, gerando emprego. Queremos vida no prédio, queremos que a sociedade venha nos abraçar, para juntos recuperarmos todo bairro Amambaí”, comenta Heloísa.
Veja a programação completa dos dois dias de Luz na Rodô:
22 de maio
13h às 21h – Exposição e dança / Comunidade indígena
18h às 21h – Show / Rockers Sound System
19h – Dança de Salão / Cinese Cia de Dança
19h – Karatê / Academia Muryokan Shotokan
19h30 – Capoeira / Roda de Bamba
20h – Dança Taikô / Comunidade Okinawa
20h30 – Moda / Lauren Cury e Nara KN - Marca Vitral
21h – Dança do Ventre / Estúdio Lisa Lima
21h30 – Moda / Idalia Ferreira
23 de maio
13h às 21h – Exposição e dança / Comunidade indígena
18h – Sarau dos Poetas Malditos / Casa Poema (Coxim)
19h – Shows / André Marx, Shantiago e Jéssica Queiroz
19h – Dança de salão
19h30 – Capoeira / Roda de Bamba
19h30 – Dança folclórica / Colônia paraguaia
20h – Coral do Tribunal de Contas
20h – Dança de rua / Vadios Grupo Street dance
20h – Dança do Ventre / Estúdio Lisa Lima
20h – Show / Alien Sputinik
20h – Moda / Douglas Sanabria - Marca Douglas Sanabria Haute Couture
20h – Teatro / Leandro Faria e Philipe Faria
20h15 – Dança folclórica boliviana
20h40 – Show / MS 03
21h – Moda / Renan Mendonça - Marca Capela
21h30 – Cia Adote