Prédio do Exército será transformado na 1ª Casa da Cultura da Capital
Prefeitura assinou na manhã de hoje o contrato de Cessão de Uso do Prédio Mello e Cáceres
Após o fim do convênio com o Sesc Cultura, o Prédio Mello e Cáceres, na Avenida Afonso Pena, será transformado na 1ª Casa da Cultura da cidade. A Sectur (Secretaria Municipal de Cultura), assinou na manhã desta sexta-feira (05) o contrato de Cessão de Uso do edifício, cedido pelo Exército Brasileiro.
A nova Casa da Cultura contará com espaços para múltiplas linguagens artísticas, artesanato regional, oficinas artísticas, ensaios musicais e teatrais, galeria de artes visuais, café cultural, sala de turismo, atendimento ao artista, anfiteatro para palestras e mostras de audiovisual, além de um pátio cultural para apresentações ao ar livre.
“A Casa da Cultura vai trazer uma oportunidade única para os artistas da Capital. É mais um espaço cultural para a cidade, um lugar de referência, de exposição e de capacitação dos artistas”, comenta a secretária municipal de Cultura, Mara Gurgel.
O artista visual e presidente da Confraria Sociartista (Associação dos Artistas Visuais Profissionais de MS), Fernando Anghinoni, esteve presente na assinatura do contrato e apontou que o espaço será mais um incentivo para a cultura da Capital. “Um incentivo para nós artistas, nós precisamos de espaços para conseguir expor, para fazer oficinas e para juntar o público de todas as áreas, então só temos a comemorar”.
Já o Coronel Veiga, chefe do Estado-Maior da 9ª FM, representando o Coronel Varandas, comandante interino da 9ª Região Militar, acrescentou que o espaço já tinha sido procurado por outros setores. “Fomos procurados por várias entidades que apresentaram seus projetos, mas decidimos ceder para a Secretaria de Cultura”, comenta.
Desde 2018, o Prédio Mello e Cáceres abrigava o centro cultural do Sesc. Entretanto, em março deste ano, a entidade decidiu encerrar as atividades no prédio centenário na Avenida Afonso Pena. A decisão foi tomada após a conclusão da reforma do Sesc Teatro Prosa.
O espaço, que já foi um quartel, é conhecido pela escadaria original de madeira e por itens que contam a história da presença militar, além do brasão na fachada. Ao longo dos anos, o edifício passou por várias mudanças, mantendo-se um marco na história de Campo Grande.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.