Sol uniu lenda terena e realidade virtual para popularizar obras interativas
Projeto foi produzido em 360 graus e conta com a gruta do Lago Azul desenhada com elementos da lenda
Unindo realidade virtual e lenda terena, a artista Sol Ztt desenvolveu o projeto Desvio como mais uma forma de popularizar obras interativas. Produzido em 360 graus, as imagens foram inauguradas no Festival de Inverno de Bonito e seguem disponíveis na internet.
Tendo como base a gruta do Lago Azul, o projeto foi todo desenhado com elementos da lenda das 700 luas. Sol explica que o objetivo da produção é que as pessoas consigam ter uma experiência desse “metaverso” através da realidade virtual.
Disponibilizando os óculos de realidade virtual, a artista conta que o celular completa as ferramentas necessárias. “É possível de estar em mais ambientes como museus e escolas para oferecer essa experiência para as pessoas”.
Por ter levado o projeto ao Festival de Bonito, Sol conta que escolheu um ambiente municipal e também uma história que pudesse relacionar.
De acordo com a artista, a lenda escolhida conta sobre uma mulher indígena que, contrariando as ordens da tribo, acabou sendo morta. Caicai, que se apaixonou por um guerreiro estrangeiro e tentou fugir, teve seu sangue derramado pelo Rio Formoso, assim como de seu amado.
“O sangue de Cacai e seu amado foram tornando a água do Rio Formoso cada vez mais limpa. Todo o rio e até seus afluentes estavam com a água cristalina e transparente como fora o coração de Cacai. Dizem que seu amor está no fundo da gruta, nos rios, cachoeiras e águas transparentes que cercam a região”, diz a lenda.
Além de expor os projetos, Sol conta que está se preparando para ministrar oficinas sobre o tema e popularizar ainda mais as técnicas.
Para conferir o projeto, é só acessar o site https://roundme.com/tour/891388/view/2796664/.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).