“Adulto é pior que criança”, diz quem adora se fantasiar de mosquito
Agentes de combate a endemias apostaram no look de Aedes aegypti para conscientizar a criançada
Durante uma ação de vacinação contra a dengue em escolas públicas de Campo Grande, duas personagens se destacam Ane Margareth de Souza e Flaviane Ferreira Rodrigues. Agentes de combate a endemias, elas apostaram no look de "mosquitinhas" para chamar a atenção no combate a dengue, embora adulto seja mais teimoso que muita criança por aí.
Ane Margareth de Souza, ao se vestir como o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, demonstra uma abordagem criativa para envolver os pequenos.
"Nem todas as pessoas gostam de usar fantasia, mas eu amo! É lúdico e ajuda as crianças a verem que tem algo diferente acontecendo. É importante fazermos a conscientização delas que precisam se vacinar e cuidar do seu quintal para que ninguém da família fique doente ou até morra", afirmou Ane, durante entrevista.
No entanto, algumas crianças acabam confundindo sua fantasia com a de uma bruxa, o que, para Ane, não é um problema.
Ela prefere se fantasiar para conscientizar crianças porque, segundo ela, "adulto é pior que criança" para entender as questões relacionadas à saúde pública.
Já Flaviane Ferreira Rodrigues ressalta a importância do envolvimento dos estudantes. "Nós temos um trabalho de educação e saúde que a gente faz peça teatral com morador fazendo a limpeza da residência para combater o mosquito", explica Flaviane.
Ela destaca que as crianças são o principal alvo, e o engajamento delas é fundamental para o sucesso das ações de combate aos vetores.
Na manhã de hoje, o dia de vacinação pareceu festa em três escolas de Campo Grande. Para atingir o público-alvo – crianças de 10 e 11 anos – a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fará plantão de vacinação contra dengue em quatro escolas municipais da Capital entre os dias 1° e 8 de março. Até a última segunda-feira (26), foram imunizadas cerca de 3 mil crianças.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.