Aos 5 anos, Heitor ensina marmanjos a dobrar roupa e ser organizado em casa
Ele conta que gosta de ajudar os pais em casa e arrumar e até fez um vídeo mostrando como se deve dobrar uma camiseta
Aos cinco aninhos, Heitor Ramires já ensina os marmanjos a organizarem a casa. “É importante para manter nossas coisas”, defende o pequeno. Ele diz que gosta de ajudar os pais porque “é bem legal ser arrumado e não perder o lugar dos objetos”.
Recentemente, Heitor gravou um vídeo ensinando como dobrar uma camiseta e guardar de forma organizada e sem amassar na hora de vestir, e virou a nova fofura da internet em Campo Grande.
“Ele ensina direitinho, sabe as técnicas, mas fica do jeito dele. Não tem coordenação motora ainda. As calças são dobradas em retângulos, dobra no meio e no meio novamente. Acho um barato que é tímido, mas quando coloca o celular na frente ele se solta”, diz a mãe Helen Ramires.
Ela conta que há um ano Heitor começou a demonstrar interesse pela organização. “Eu e meu esposo somos personal organize. Não temos uma casa capa de revista, mas tudo é organizado”, conta a mãe.
Helen comenta que o filho é sempre bem-disposto. “A gente se ajuda em tudo. Enquanto um faz uma tarefa, os outros fazem outras. Deixo a ele a tarefa de voltar com os brinquedos para a caixinha. Às vezes, acontece de amanhecer os brinquedos fora da caixa, porém no outro dia, ele sabe onde colocar e não perde”.
“No quarto tem caixa de boneco, de carros grandes e pequenos, de peças”, comenta Heitor. “Criança se espelha nos pais e desde cedo ele vê isso”, completa a mãe.
Para ela, a disciplina contribui tanto na vida pessoal quanto profissional. “Vejo a mudança na vida dos meus clientes, percebo que deixam de ceder, diminui o estresse porque consegue conciliar o compromisso. Vai ter mais equilíbrio na vida”.
A personal relata que é normal que as coisas saírem do lugar, mas é preciso fazer voltá-las ao local para manter o padrão. “Isso mantém a pessoa mais controlada, pois compram algo sem saber que já tem”.
Ela tenta deixar o filho a vontade para decidir o que vai vestir, mas sempre aconselha qual roupa é melhor para a ocasião. “As roupinhas ficam penduradas e quando ele tira de lá, e coloca outra no lugar”. De vez em quando, Heitor ainda arrisca passar o aspirador de pó e ao notar que todos terminaram de almoçar, costuma levar os pratos para a pia. “Olha a gente fazendo e quer ajudar. Não fica perfeito, mas para a idade dele”, diz a mãe.
Confira o vídeo do pequeno ensinando a dobrar camiseta.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram