Após 30 anos, ex-funcionários da Mesbla fazem encontro emocionante
Loja de departamento era uma das novidades que mudaram Campo Grande na década de 1980
No final da década de 1980, a antiga loja de departamentos Mesbla era uma das novidades que faziam parte da inauguração do Shopping Campo Grande e marcou a vida de muita gente que se tornou funcionária. Agora, depois de 30 anos, parte dos trabalhadores conseguiu se reunir para relembrar como era a vida quando a Avenida Afonso Pena “acabava” naquela região e cartão de loja era algo que o povo queria ao invés de fugir.
“A gente foi contratado antes do Shopping abrir, então todo mundo começou a trabalhar no depósito e uma das coisas que a gente fazia era tentar cadastrar cliente. Naquela época, todo mundo queria fazer o cartão e era assim que começamos”, relembra a antiga vendedora da seção de moda jovem, Eliete Antônio Rodrigues.
Hoje assistente social aposentada, Eliete se diverte contando sobre seu primeiro emprego e garantindo que as mudanças realmente foram drásticas comparando o cenário de 1989 com o de agora.
No seu caso, a Mesbla foi seu primeiro emprego e tanto a experiência da carteira assinada quanto a socialização com os colegas estão entre as melhores memórias. “O primeiro trabalho era algo que a gente sonhava e a Mesbla era uma referência até no sentido do pagamento. Depois que saímos, a gente acabou perdendo contato com a maioria dos colegas, mas quando me convidaram para a ideia de se reunir, eu aceitei porque é muito interessante esse reencontro”.
Uma das organizadoras do reencontro, Neuraci Leonel fazia parte da sessão de brinquedos da loja e graças ao bom salário conseguiu fazer sua primeira viagem de avião. Apesar de ter mantido contato com alguns colegas, ela também não sabia sobre a vida da maioria dos ex-funcionários e querendo valorizar as memórias é que a ideia surgiu.
“Depois de um tempo, a gente começa a olhar mais para isso e ver como é importante a gente ter esse contato com as pessoas. Há um tempo, fizemos um encontro das pessoas que eram da parte dos brinquedos, mas o restante a gente não sabia”, descreve Neuraci.
Mas, desta vez, mais pessoas se envolveram e cada um foi convidando outros que integraram a equipe até que o grupo no WhatsApp passou dos 30 integrantes. Parte dos ex-funcionários continuam por aqui, mas outros se mudaram de cidade. E, como Neuraci explica, alguns dos ex-colegas não estão mais vivos.
Também envolvido com a reunião, Paulo Lemos era do mesmo grupo de Neuraci. “Me lembro que quando fui fazer a seleção, tinha cerca de 100 pessoas no meu grupo e apenas três foram selecionadas. Fiquei feliz demais porque foi uma oportunidade incrível”.
Entre as memórias que mais se destacam, ele explica que a loja costumava fazer alguns eventos internos e esses momentos de união entre as equipes ficaram até hoje. “A gente era tratado de um jeito diferente, tanto que nosso chefe não lidava com a gente como funcionários, mas como filhos. Era algo especial, foi uma das melhores empresas que eu já trabalhei”.
Então chefe da seção de moda jovem, Magda Braz Alves foi uma das pessoas que tiveram sorte de estar em Campo Grande durante a reunião deste domingo (5). Depois da pandemia, a psicóloga se aposentou e se mudou para o litoral.
“Quando me ligaram para falar sobre o encontro, fiquei feliz demais por estar aqui e é claro que confirmei. A Mesbla fez parte da nossa história e o mais importante sempre foram as pessoas”, defende Magda.
Puxando na memória, ela conta que viajava para Curitiba com tudo pago pela empresa para receber treinamentos e a chave sempre era lidar bem com as pessoas. “Isso se destaca muito e, depois da pandemia, poder rever as pessoas é mais uma bênção para a gente”, completa.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.