Caçador de sucuris, Vilmar topa tudo para mostrar a beleza delas
No YouTube, Vilmar posta vídeos sobre as sucuris para mostrar que elas não são perigosas
Vilmar de Oliveira Teixeira, de 45 anos, é um homem destemido que não vê problema e nem sente medo em mergulhar com sucuris. Guia turístico em Bonito, a 297 km da Capital, ele tem um canal no YouTube onde posta vídeos dessas cobras e a rotina delas na natureza. Através do conteúdo, Vilmar quer mostrar às pessoas que as sucuris não oferecem risco e precisam ser preservadas.
Há dez anos, Vilmar trabalha como guia numa empresa responsável por realizar passeios de bote no Rio Formoso. Por essa razão, ele começou a ter contato com as sucuris e com o tempo, desenvolveu interesse pelas espécies. Para sanar as dúvidas e curiosidades dos turistas, Vilmar começou a pesquisar sobre elas e as admirar ainda mais. “Com o tempo, comecei a fazer estudo, me aprofundar e acompanhar biólogos para passar ao meu público”, afirma.
Os vídeos para o YouTube foram uma consequência do trabalho, porém, na época, Vilmar via o canal somente como um hobby. Após o conteúdo despertar a atenção de outras pessoas, ele comenta que ficou animado e passou a levar os vídeos mais a sério. “No começo, foi mais um hobby sem nenhum objetivo, mas depois, vi que as pessoas gostaram de ver esses animais e comecei a fazer registros com frequência e postar nas redes sociais”, explica.
Confira o vídeo na íntegra:
Apesar de já ter avistado várias sucuris e até mesmo mergulhado com elas, Vilmar relata que teve uma experiência que o marcou. “Vi ela acasalar com vários machos e fica um bolo de cobra. É uma admiração pelo tamanho, porque são as maiores que já tinha visto”, expõe. Questionado se não sentia medo delas, ele responde que sim, porém não mais. “Tive medo, mas depois, vi que a sucuri tenta fugir das pessoas”, fala.
O amor pela natureza é tão grande que o guia quer conscientizar as pessoas sobre a importância das sucuris. Além disso, Vilmar enfatiza que elas não apresentam nenhum risco a ninguém. “Depois de trabalhar com biólogos, vejo que o único predador é o ser humano. Na minha região, é uma área de preservação, elas não oferecem riscos e eu mesmo já mergulhei diversas vezes com elas”, relata.
No canal Terra da Sucuri, o guia turístico compartilha com o público algumas das filmagens que fez durante o trabalho. Alguns dos vídeos mostram a sucuri comendo um peixe no Rio Formoso, o tamanho da maior que ele encontrou em Bonito e a forma como as sucuris atacam as presas.
Por meio do canal, o profissional espera mostrar a todos a beleza da espécie e o quão distintas elas são. Para romper com o preconceito que as pessoas têm, Vilmar faz os registros onde prova que a cobra no seu próprio habitat não prejudica ninguém. "É uma grande espécie magnífica, um animal muito importante para a natureza e tem que ser preservado", conclui.
Quem quiser acompanhar o trabalho dele no YouTube, o canal é Terra da Sucuri.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).