Campo-grandense bomba no YouTube com canal de sobrevivência
Julio Lobo criou o "Sobrevivencialismo" em 2011; ele fala sobre ferramentas, autossuficiência, construção e armas para sobreviver
Imagine sobreviver sem as centenas de ferramentas tecnológicas que foram desenvolvidas ao longo do tempo para facilitarem nossa vida? É isso que o campo-grandense Julio Lobo, fundador do canal Sobrevivencialismo – com mais de 1 milhão e 800 mil inscritos –, faz.
Ele e o parceiro Anderson Machado mantêm no YouTube o maior canal de sobrevivência e aventura do país, que segundo suas próprias palavras fala sobre ferramentas, autossuficiência, construção, armas e o que mais lhe interessar.
Julio, agora com 31 anos, morou em Campo Grande até seus 26 anos. Psicólogo de formação, tendo atuado na área por alguns anos, criou o canal sozinho em 2011, ainda nos primórdios desse universo chamado YouTube.
“Eu vivia em dois mundos, o sitio de meu avô e o tecnológico na minha casa na cidade, e isso sempre me fascinou. Conforme fui crescendo entrei para o grupo de escoteiros, me formei e, paralelo a isso, montei o canal, que no início só tinha a intenção de ensinar a acampar com segurança”.
Julio explica que o canal cresceu e ficou maior que sua profissão, o que o obrigou a se mudar para Santa Catarina há quatro anos, onde também montou uma loja.
A loja vendia equipamentos para aventura, mas não vingou como Julio gostaria. Há dois anos ele conheceu seu parceiro Anderson Machado, que o acompanhar em todos os passos no canal.
Confira a dupla ensinando a construir uma base no meio da mata:
“O Sobrevivencialismo é um canal que não fala sobre uma coisa só, temos vários quadros atualmente, que abordam aspectos específicos da sobrevivência. Todo sábado temos nossas séries, por exemplo”.
Em uma dessas séries, Julio e Anderson montam uma cabana no meio da floresta apenas com ferramentas rústicas. “Vivemos numa sociedade muito aveludada, então nosso canal ensina as pessoas a serem independente, a agirem por elas mesmas quando o sistema não ajuda, quando essas facilidades tecnológicas somem”.
Julio passa férias em Campo Grande e diz que a ideia para 2021 é aumentar ainda mais a frequência de vídeos no canal. Sobre ir para TV ou outras plataformas ele é mais cético.
“No YouTube tenho uma certa liberdade sobre meu conteúdo, na TV isso poderia ser um problema. Talvez um especial para Netflix, algo do gênero seria mais interessante”.
Confira mais do trabalho do Sobrevivencialismo no perfil do Instagram e também no canal do YouTube desse campo-grandense.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.