Covid leva Maria, uma das festeiras mais antigas do Banho de São João
Maria Paula faz parte do grupo de festeiros oficiais no tradicional Banho de São João, em Corumbá
A agente saúde aposentada e uma das festeiras de São João mais antigas, Maria Paula da Silva, faleceu na madrugada desta terça-feira (16), em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande.
Aos 85 anos, ela foi internada nos últimos dias com diagnóstico de covid-19, no hospital da cidade. Nos últimos seis meses, teve um quadro de saúde agravado pelos 2 AVCs (acidente vascular cerebral). “Ela estava acamada, mas muito bem cuidada. Só que infelizmente teve covid”, explicou o filho Jefferson Paulo da Silva.
“Mulher sorridente” e “de fé inabalável”, em Corumbá, dona Maria Paula nutria nos últimos meses a esperança de poder celebrar novamente o banho de São João, que no último foi cancelado e teve comemoração só entre ela e poucas pessoas da família. “Ela estava muito esperançosa de que iria comemorar novamente a festa centenária, de que iria enfeitar tudo”, conta o filho.
Jefferson acredita que a mãe era uma das mais antigas em atividade pelo santo. Maria era conhecida por celebrar e até pintar a casa para receber os convidados na tradicional festa.
A devoção da família começou pela avó e nos últimos 100 anos, filhos e netos foram criando seus ritos, antes e durante as celebrações.
Maria sempre integrou o grupo de “festeiros” oficiais da maior festa junina do Estado e abria sua casa como parte da programação do "Banho de São João" em Corumbá, que tradicionalmente é realizada em junho.
A programação em sua casa tinha missa, café da manhã e cortejo para levar a imagem do santo até o Rio Paraguai, no Porto Geral, para banhá-lo nas águas do rio. Ritual comum entre os festeiros.
Jefferson diz que, certamente, os filhos vão dar continuidade às tradições assim que a pandemia tiver fim. “Essa festa era muito importante para nossa mãe. Ainda não conversamos, mas com certeza alguns da família vão continuar por ela”, afirma.
Maria deixou 7 filhos e 20 netos.
Sem velório, o sepultamento ocorrerá ainda na manhã de hoje.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.<