ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Cuidado durante a Páscoa: chocolate pode matar seu cachorro

Existem chocolates próprios para os pets que não contêm substâncias tóxicas

Viviane Oliveira | 09/04/2023 11:42
Cachorrinho recebendo cuidados veterinários (Foto: Comunicação Setescc)
Cachorrinho recebendo cuidados veterinários (Foto: Comunicação Setescc)

O chocolate é considerado tóxico para cães e gatos devido a uma substância encontrada no cacau, chamada teobromina. Desde pequenas porções, que causam vômito, diarreia e desidratação, até grandes quantidades, que podem resultar na morte dos animais.

Segundo o assessor da defesa e proteção animal, Carlos Eduardo, é importante conscientizar os tutores, principalmente nesta data. “Muitas pessoas não sabem e acabam dividindo com o bichinho, ao estarmos comendo, ele está ali olhando, mas não pode. Por isso estamos na campanha: divida seu amor e não seu chocolate”.

Caso o animal ingira, a orientação é procurar atendimento médico-veterinário. Os sintomas da intoxicação podem ser desde vômitos e diarreias, até taquicardia e convulsões. “A depender da quantidade de teobromina ingerida, o animal pode desenvolver insuficiência hepática que pode levar ao óbito”, completou a veterinária.

De acordo com Thais Casagrande, doutora em Clínica Veterinária, é perceptível o aumento dos casos de ingestão de chocolate nas clínicas veterinárias, seja acidentalmente ou por falta de conhecimento das pessoas, pois há casos em que o doce é dado pelos próprios tutores como forma de agrado para o animal. “Existem chocolates próprios para os pets que não contêm essas substâncias tóxicas para eles, mas que não devem ser consumidos com frequência, pois possuem muitas calorias”, explica.

Nos siga no Google Notícias