Cuidado durante a Páscoa: chocolate pode matar seu cachorro
Existem chocolates próprios para os pets que não contêm substâncias tóxicas
O chocolate é considerado tóxico para cães e gatos devido a uma substância encontrada no cacau, chamada teobromina. Desde pequenas porções, que causam vômito, diarreia e desidratação, até grandes quantidades, que podem resultar na morte dos animais.
Segundo o assessor da defesa e proteção animal, Carlos Eduardo, é importante conscientizar os tutores, principalmente nesta data. “Muitas pessoas não sabem e acabam dividindo com o bichinho, ao estarmos comendo, ele está ali olhando, mas não pode. Por isso estamos na campanha: divida seu amor e não seu chocolate”.
Caso o animal ingira, a orientação é procurar atendimento médico-veterinário. Os sintomas da intoxicação podem ser desde vômitos e diarreias, até taquicardia e convulsões. “A depender da quantidade de teobromina ingerida, o animal pode desenvolver insuficiência hepática que pode levar ao óbito”, completou a veterinária.
De acordo com Thais Casagrande, doutora em Clínica Veterinária, é perceptível o aumento dos casos de ingestão de chocolate nas clínicas veterinárias, seja acidentalmente ou por falta de conhecimento das pessoas, pois há casos em que o doce é dado pelos próprios tutores como forma de agrado para o animal. “Existem chocolates próprios para os pets que não contêm essas substâncias tóxicas para eles, mas que não devem ser consumidos com frequência, pois possuem muitas calorias”, explica.