Culto teve “baile” de chamamé para homenagear a Capital
Ideia surgiu após Campo Grande receber o título de Capital Nacional do Chamamé
Quem foi ao culto deste domingo (24) na Primeira Igreja Batista de Campo Grande teve uma experiência diferente durante os momentos de louvor. Isso porque a organização das celebrações resolveu transformar os hinos tradicionais em versões de chamamé como forma de homenagear a cidade, que recebeu o título de capital nacional do estilo musical.
Com violões, violas e sanfona, a banda da igreja subiu ao altar com novas cifras e, em conjunto com alguns participantes, entoaram os hinos com o ritmo diferente. Ministro de música da Batista, Aurimar Mota, de 55 anos, explica que outros cultos já misturaram estilos musicais variados, mas este foi o primeiro totalmente feito com chamamé.
No meio da pandemia começamos a fazer os cultos com músicas regionais, mas a ideia de hoje foi tocar só chamamé como homenagem. Escolhemos fazer um culto normal em oração a Deus, mas com esse diferencial, conta.
De acordo com Aurimar, os participantes da banda foram avisados sobre a mudança no ritmo e um anúncio geral para os integrantes da igreja também foi expedido. “Nossa ideia era de que as pessoas participassem, tanto presencialmente quanto quem estivesse vendo pela transmissão”.
Transmitido pelo Youtube, o culto contou com cifras no vídeo para que quem quisesse acompanhar as músicas em casa também pudesse participar. Feliz com a dinâmica, o ministro detalhou que toda a experiência foi positiva e, agora, o ritmo deve seguir marcando presença nos cultos.
Confira abaixo um dos momentos em que foi cantado com o estilo musical:
Capital do chamamé - Neste ano, Campo Grande recebeu o título de Capital Nacional do Chamamé. O projeto de lei existia desde 2019, mas foi em março que a sanção presidencial veio.
Através de uma nota, a Secretaria-geral da Presidência da República explicou que a sanção é uma homenagem tanto para a cidade quanto para quem está envolvido com a expressão musical.
Em Mato Grosso do Sul, o chamamé já havia sido declarado oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Estado. Além disso, em 19 de setembro é comemorado o Dia Estadual do Chamamé.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)