De Santos, Bianca veio mostrar amor pela patinação em Campo Grande
Neste fim de semana, a atleta realiza workshop de patinação artística para crianças e adultos
Crianças e adultos estavam animados para o início da aula especial com a atual campeã brasileira de patinação artística, a atleta Bianca Ameixeiro, de 24 anos. Na noite de ontem (30), ela iniciou o workshop de três dias que ocorre na escola do professor André Volnei, de 43 anos.
Com a participação de 35 alunos, as turmas foram organizadas em três, sendo que os critérios para a divisão foram a faixa etária e o nível de experiência com os patins. Pontualmente às 18h, as crianças da primeira turma iniciaram o aquecimento e a execução de alguns movimentos básicos.
Enquanto as meninas patinavam, Bianca as acompanhava e, quando necessário, as auxiliava e mostrava como realizar da forma correta os movimentos. Pela primeira vez visitando o Estado e participando de um workshop, ela fala sobre o que pretende passar aos alunos no final de semana. “Além do meu conhecimento com o esporte, quero passar o meu amor, porque estar em quadra dando aula ou patinando é maravilhoso”, comenta.
Confira o vídeo:
Além de atleta e campeã brasileira, Bianca também é professora de patinação artística numa escola de Santos (SP). Para ela, ensinar as crianças é um processo desafiador, porém importante. "Não há escola melhor que o esporte e com as crianças, é preciso ter todo cuidado com a metodologia. Mas o ensinamento, responsabilidade e dedicação que a gente passa são coisas que elas vão levar para a vida", afirma.
O professor André Volnei explica que a experiência da atleta deve ajudar as alunas do nível iniciante ao avançado a compreenderem os avanços da patinação artística. “O objetivo é fazer um workshop bem prático, porque nossas crianças estão fora do mundo do esporte. Estamos fora das competições, então, ela vai passar essa experiência, porque tem coisas na patinação que mudam e são trabalhadas de formas diferentes”, conta.
Entre as alunas da primeira turma, estava Angelina Poças Milani, de 7 anos. A pequena relata que começou por influência da irmã mais velha. “Eu comecei com quatro anos por causa da minha irmã, mas por causa do coronavírus, fiquei parada dois anos”, fala. Sobre a presença da campeã olímpica, Angelina diz estar animada. “Eu tô achando bem legal”, expõe.
Não foi só a criançada que ficou entusiasmada com as aulas ao lado da campeã brasileira. Da segunda turma, Orlando Beraldo, de 32 anos, começou a patinar há dois meses. Ele comenta que por estar envolvido com a patinação, quis aproveitar a ocasião especial para aprender mais. “Eu não podia perder a oportunidade, porque é uma campeã nacional. Eu sempre gostei de patins, fiquei sabendo da patinação e quis aprender”, esclarece.
Para ele, a patinação virou símbolo de persistência, pois cada aprendizado deve ser celebrado. "Eu vejo como uma superação, porque tem exercício que eu acho que não sou capaz, mas quando consigo, é uma sensação inexplicável. A gente acha que porque é adulto não pode aprender mais nada, mas minha criança interior está muito satisfeita. É algo que gosto", enfatiza.
Integrando a turma avançada, a professora de Química Geisa Helmond Aspsi, de 53 anos, chegou cedo para o workshop. No esporte há 13 anos, ela já participou de outros workshops que a Escola de Patinação Artística André Volnei trouxe a Campo Grande.
Ela fala sobre a importância de estar em contato com os atletas que representam a patinação artística no País. "Eu tô esperando aprender mais um pouquinho, porque são atletas extremamente experientes que trazem uma vivência que não temos. Eles trazem muitos ensinamentos e é sempre bacana", garante.
Embora a modalidade esportiva não tenha tanto destaque em Campo Grande, Geisa menciona que só existem vantagens em patinar, seja como hobby ou profissionalmente. "É uma das atividades mais completas por trabalhar aeróbico, força muscular, flexibilidade, concentração e velocidade na tomada de decisão. Sem contar que cada coisinha que você consegue fazer é uma vitória pessoal muito grande, porque não é fácil, mas vale a pena", conclui.
O workshop segue neste sábado (30), na AABB, no Parque dos Poderes, que fica na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, 615, Bairro Jardim Veraneio. Mais informações sobre as aulas de patinação artística podem ser obtidas no telefone do André, o contato é (67) 9 8451-6754.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).