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Comportamento

Ele vive de tietar famosos, diz ter amigos "globais" e se vê como "celebridade"

Elverson Cardozo | 27/05/2013 08:25
João Franco faz teatro desde os 6, já participou de alguns curtas, mas quer mesmo é atuar em uma novela. A fama nacional depende disso, diz ele. (Foto: João Garrigó)
João Franco faz teatro desde os 6, já participou de alguns curtas, mas quer mesmo é atuar em uma novela. A fama nacional depende disso, diz ele. (Foto: João Garrigó)

João Paulo Franco é o nome registrado na Certidão de Nascimento, mas ele prefere ser chamado pelo “artístico”: João Franco. Campo-grandense, o jovem de 25 anos que se apresenta como ator, garoto propaganda e modelo fotográfico, é mais um brasileiro que usa a força da internet para se autopromover, a exemplo da “Stefanny Absoluta”, “diva do tecnobrega”, que ficou conhecida pelo hit “Cross Fox”.

O rapaz, que chega a passar horas conectado, não gosta de dormir para “não perder tempo”. Pela visibilidade que tem conquistado, graças à quantidade impressionante de seguidores que consegue atrair nas mídias sociais, os contatos “de peso” e as amizades que diz ter com famosos, ele se considera uma “celebridade virtual”.

Mas, para João, o estrelato, a “fama de verdade”, a nível nacional, está dependendo de um único detalhe: o convite para participar de uma novela, de preferência da Rede Globo. Arquitetando o futuro, Franco diz que não gostaria de viver um vilão, porque o personagem é pesado demais e, além disso, traz uma influência negativa para o ator. Se puder escolher, vai optar pelo drama. O romance fica na segunda posição.

Para divulgar o trabalho, João passa a maior parte do tempo na internet. (Foto: João Garrigó)
Para divulgar o trabalho, João passa a maior parte do tempo na internet. (Foto: João Garrigó)

Voltando à realidade, sem deixar o “sonho dourado” de lado, o jovem revela que, apesar das “influências”, ninguém, mesmo os “poderosos” com quem mantêm “amizade”, o chamou. A explicação para um possível desinteresse, na cabeça dele, parece lógica: “Não é só QI. Se fosse QI eu estaria lá”, afirmou, com segurança.

Carisma e talento ele garante que não lhe faltam. O problema, argumenta, é a distância geográfica. As emissoras, segundo o jovem, preferem, por uma questão de custo e praticidade, contratar artistas que moram no Rio de Janeiro, cidade para onde ele pretende se mudar em 2014 por conta das oportunidades.

Por enquanto, até agora, o ator – que adora ser fotografado e, pelo visto, entrevistado – coleciona apenas participações em peças de teatro, médias e curtas metragens, produzidos aqui mesmo, no Mato Grosso do Sul.

A paixão pela interpretação surgiu aos 6 anos. “Eu gostava muito de assistir novelas desde pequeno. Sempre senti vontade de fazer novela, que a única coisa que falta para mim. Comecei na escola. Fazia os papeis principais sempre... Jesus Cristo, Romeu... sempre era o principal”, disse, ao comentar que na família – de 10 irmãos, sendo 8 homens e 1 mulher, não há nenhum artista. A mãe é artesã. O pai ele nem conheceu.

Além do ofício de ator, Franco conta que é também garoto propaganda e modelo. Diz, inclusive, que algumas lojas o vestem, devido a “fama” que tem. O primeiro “trabalho” nessa área foi em uma loja fotográfica do centro. Na época, a empresa utilizou uma foto dele, em tamanho de pôster, para divulgar o serviço do estúdio.

Jovem também investe nas "campanhas motivacionais". (Foto: Arquivo Pessoal)
Jovem também investe nas "campanhas motivacionais". (Foto: Arquivo Pessoal)
João Franco como modelo fotográfico.  (Foto: Arquivo Pessoal)
João Franco como modelo fotográfico. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ator conta que já foi "vestido" por uma loja de moda country. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ator conta que já foi "vestido" por uma loja de moda country. (Foto: Arquivo Pessoal)

Fama na rede - Vida de “artista”, mesmo a de uma “celebridade virtual”, não é fácil, mas João, apesar da correria, resolveu gerenciar a própria carreira e investiu fundo na internet.

Leva tão a sério essa história de divulgação e “fama” que dorme só duas horas por dia. Vai deitar lá pelas 5h, 6h da manhã. “Não gosto de dormir. Acho que dormir é perda de tempo. Enquanto você dorme, pode estar fazendo outras coisas”, declarou, ao dizer que esse modo de vida – nada saudável – não comprometeu, até agora, a saúde.

O resto do tempo, as outras 22 horas, ele passa na frente do computador, espalhando informações do próprio currículo, trabalhando com marketing multinível - que, aliás, é de onde vem a renda dele, promovendo campanhas sociais e teclado com artistas do Brasil todo. Pelo menos é isso o que ele diz, sem pestanejar.

“As celebridades entram sempre de madrugada. Sai de shows, das gravações de novela e vai para internet. É uma hora que eu tenho mais contato com os famosos, quando tem um público diferenciado do dia a dia”, disse.

Franco afirma que já teve 11 contas lotadas no Orkut. Atualmente, no Facebook, ele coleciona 4 perfis, sendo que três estão no limite, com 5 mil inscrições cada um. O quarto passa de 4.9 mil assinaturas. No Twitter, o rapaz tem quase 3 mil seguidores.

Amigos artistas - A maioria, conta, são amigos, admiradores e fãs espalhados por todo o país, mas há um bom número de artistas globais com quem ele garante manter contato fora da rede.

O "álbum" de fotos com as celebridades. (Foto: Arquivo Pessoal)
O "álbum" de fotos com as celebridades. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na lista dos famosos, Mateus Solano – O vilão Felix de “Amor à Vida” -, Bruno Gagliasso, Juliana Paes, André Gonçalves, Wanessa Camargo, Marina Elali, Michel Teló, Luan Santana, Maria Cecília e Rodolfo, Gustavo Lima, entre outros.

O ator afirma que, pelo trabalho que desenvolve, consegue atrair admiradores e faz amigos espontaneamente. No caso dos famosos, o contato, salvo exceções, começa, geralmente, no papel de um fã comum.

Quando alguém conhecido vem à cidade, João não perde a oportunidade de tentar “tietar” o ídolo no camarim. Na maioria das vezes consegue. “Figura carimbada”, ele entra nos locais com facilidade, quase sempre sem ser barrado. Prova disso é a quantidade de fotos que tira ao lado dos artistas.

A admiração por esse universo de glamour é tanta que o rapaz já se dispôs a ir ao Rio de Janeiro – a convite da Globo, salientou - só para fazer parte da “platéia vip do Faustão”, entregar estatueta a participante de um concurso e, de quebra, conhecer os estúdios onde são gravadas as novelas. Claro que ele, como bom “admirador”, não perdeu a oportunidade de abordar, a cada corredor, a galera conhecida da telinha. Tirou foto à exaustão e, lógico, postou tudo na internet.

Esse contato de fã, comentou, é só no início. No final das contas, passado as apresentações, a conversa sempre acaba com a troca de contatos, de forma inexplicável. “Tem cantores e cantoras que brincam que meu sangue vira mel quando estou perto deles, porque se soltam, brincam, passam telefone que não poderia, e-mail que não falariam para ninguém...”, conta, orgulhoso da própria capacidade.

Ator durante visita à Globo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ator durante visita à Globo. (Foto: Arquivo Pessoal)

João Franco conta histórias que muitos desconfiam, mas ele garante que, para os descrentes, há fotos e vídeos que podem comprovar. À reportagem, o rapaz revelou que, dias desses, saiu para passear com a Wanessa Camargo, em um shopping da Capital.

A cantora, que veio à cidade para se apresentar em uma boate, teria saído disfarçada e, segundo relatou, andou com ele tranquilamente, por aproximadamente duas horas, sem ser reconhecida por qualquer fã.

Solidariedade - O ator também se empenha em desenvolver campanhas sociais pela internet. A última, criada a 1 ano, é de incentivo à doação de sangue e medula óssea. Ele mesmo virou o personagem principal.

Campanha de doação de sangue com Milene Pavorô. (Foto: Reprodução/Facebook)
Campanha de doação de sangue com Milene Pavorô. (Foto: Reprodução/Facebook)

Utiliza a própria imagem a favor da causa e sai convidando famosos a aderirem à “corrente do bem”. Geralmente vai aos eventos e, depois do “primeiro contato”, pede que a celebridade grave com ele. Ao final de cada vídeo caseiro, divulgado no Youtube, costuma dizer, ao lado do "ídolo", uma frase pronta: “Doe Sangue. Salve Vidas”.

O slogan da “peça publicitária” traz a seguinte mensagem: Não é só o sangue de Cristo que tem poder. O nosso também tem. Podemos salvar até 4 vidas”. A última “celebridade” a aderir à campanha foi Milene Pavorô, assistente de palco do programa do Ratinho, que esteve em Campo Grande para participação em um evento.

Apesar ter vindo à cidade a serviço e ter gravado o vídeo no improviso, dentro do Mercadão Municipal, onde foi abordada, Franco garante que a mulher viria de qualquer forma, em nome da amizade que tem com ele.

"Sou famoso entre aspas". (Foto: João Garrigó)
"Sou famoso entre aspas". (Foto: João Garrigó)

João seria mais um morador de Campo Grande que, talvez, passaria despercebido, mas um detalhe o faz de destacar. O rapaz que dorme pouco, vive de tietar famosos e se vê como “celebridade virtual”, está sempre procurando uma forma de aparecer e, pelo visto, busca a fama a qualquer custo.

Quando questionado sobre as fantasias que esse universo traz, o modelo, ator e garoto propaganda afirma que não se sente iludido ou deslumbrado, mas reconhece que, às vezes, passa essa imagem.

"Não sei se sou deslumbrado. Às vezes até parece, mas acho que não. Uso das minhas amizades, dos contatos que tenho, para ajudar e fazer o bem. Se usasse só para aparecer aí seria deslumbrar”, justificou, momentos depois de dizer, mais uma vez, que tem fama entre aspas, porque é conhecido na rede, mas ainda não atuou em uma novela.

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