Em academia no Pedrossian, cachorros de rua “malham” e ganham até comida
O profissional de Educação Física colocou um comedouro e bebedouro em frente ao local para alimentar os pets abandonados da região
Jacques Dias da Silva Luz é um profissional e Educação Física que resolveu ajudar os animais que foram abandonados na região do bairro Maria Aparecida Pedrossian. Instalou um comedouro e bebedouro em frente à academia “Open Fitness”, onde trabalha, e desde então os cachorros de rua resolveram tomar conta do local.
“Na região, o pessoal abandona muitos animais, então aproveito para ajudar os bichinhos da rua. Tento alimentar, dar banho e até levar para castrar. Algumas pessoas colaboram, trazem ração. Por dia, vem na academia cerca de 10 cachorros”, conta ele.
Dentro da academia, os animais ficam confortáveis e se sentem seguros. Sobem nos equipamentos e até dormem de costas perto do espelho. Os alunos já acostumaram com a bicharada e até ajudam o proprietário do local com ração ou lar. “Tem muita gente que maltrata, mas também tem quem gosta e apesar de não conseguirem fazer o mesmo, eles trazem alimentos. Todos os alunos abraçaram a causa”, afirma o empresário.
Jacques tem 43 anos e lembra que, desde criança, sempre gostou de animais. Contudo, devido as condições financeiras da família, não teve a chance de ter um cachorro para brincar. “Gostava, mas nunca pude ter. Então, ficava com os animais dos vizinhos e teve uma fase da minha vida que apaixonei por eles”, diz.
Ele mora no bairro há 35 anos e relata que sempre sentiu a necessidade de ajudar os bichinhos abandonados. “Retiro das ruas, dou banho, alimento, levo para castrar, compro remédios, vitaminas, veneno para carrapatos quando estão infestados. Depois que vão ficando bonitos, consigo dono”.
A ação o faz sentir-se bem com ele mesmo. “Isso me faz bem que não tem ideia. Quando estabilizar mais, quero comprar um terreno e fazer um espaço para os animais”, comenta.
Enquanto isso não acontece, os doguinhos fazem a festa na academia. Entram, deitam na esteira, observam o movimento. A Lilica mesmo, é uma vira-latas que também recebeu ajuda de Jacques e hoje virou mascote do local e ninguém mais resiste fazer um carinho na cabeça ou barriga dela.
A academia funciona de segunda a sexta, das 5h30 às 11h e das 13h30 às 22. No sábado é das 7h às 11h e essa rotina os pets sabem de cor. “Eles têm boa memória porque chego de madrugada, mas os cachorros já estão na frente me esperando. Quando encerro o expediente, vai cada um para um canto”, fala Jacques.
Além dos animais que ajuda na academia, Jacques tem quatro doguinhos em casa e mais dez gatos que resgatou da rua. Eles se tornaram parte da família e até seu filho adora ajudar a cuidar dos animais.
Tudo que Jacques faz é com o dinheiro do próprio bolso, mas se tiver alguém interessado em ajudar pode comprar ração para cães e levar na Avenida Orlando Daros, 208 – Maria Pedrossian. É a rua principal da região e fica em frente com a Associação do Bairro.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).
Confira a galeria de imagens: