ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Preocupados, fiéis vão à igreja pedir pela recuperação do Papa Francisco

Apesar de seu estado ser considerado crítico, médicos afirmam que ele está "vigilante e bem orientado"

Por Natália Olliver | 24/02/2025 11:35
Preocupados, fiéis vão à igreja pedir pela recuperação do Papa Francisco
Márcia decidiu acender uma vela no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para o Papa. (Foto: Marcos Maluf)

Preocupados com a saúde do Papa Francisco, fiéis estão indo às igrejas também para pedir melhoras no quadro clínico do líder religioso. Em Campo Grande, as preces acontecem em vários horários. Hoje (24) mesmo, pela manhã, já havia pessoas rezando para que ele consiga sair dessa.

Márcia Katarina, de 52 anos, mora em Corumbá e estava em Campo Grande visitando a filha quando decidiu acender uma vela no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O gesto, que faz parte de sua rotina de fé, também se tornou um momento de oração pelo Papa.

“A gente está muito triste. Lá em Corumbá, tem senhoras que fazem novena e choram. Elas têm um amor por ele. Eu rezo todos os dias em casa e peço por ele através de Nossa Senhora dos Remédios, do Perpétuo Socorro, da Boa Saúde e de Cosme e Damião. A gente que é batizado se preocupa muito, porque desde que nascemos temos essa figura do Papa presente em nossa fé”, explicou.

Márcia destacou o carinho especial que sente pelo atual líder da Igreja Católica. “Você vê um Papa que, ao meu ver, foi o mais legal, super compreensivo e que tentou abraçar todo mundo, em termos de religiosidade e sexualidade também. Foi e está sendo maravilhoso pra gente. Temos medo de perder”, afirmou emocionada.

Ela finalizou dizendo que mantém sua fé firme em dias melhores. “Eu peço muito para que ele saia dessa. Que devolvam a saúde dele. Tenho medo de entrar outro que seja totalmente diferente.”

Já Aparecida da Silva Almeida, de 80 anos, acredita que a fé será essencial para a recuperação do Papa.

“Deus é bom e vai curar ele. Peço todo dia de joelhos para Nossa Senhora Aparecida. Ele vai melhorar. Ele é um bom Papa”, afirmou com esperança.

Desde que o quadro clínico de Francisco piorou, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) encaminhou um pedido às paróquias de todo o país para que as missas fossem celebradas com intenções de cura para o Papa.

O padre Reginaldo Padilha, da Perpétuo Socorro, explica que, apesar de já existir um momento dentro da liturgia, chamado oração da comunidade, dedicado a rezar pela vida de Francisco, neste momento, devido ao quadro classificado pelos médicos como crítico, as orações estão sendo ainda mais intensificadas.

“Existe uma preocupação com a saúde dele, uma comoção também, porque este ano é especial para a igreja, é um ano jubilar, e é triste isso, assim como seria com qualquer pessoa. É a empatia. Acontece na missa, mas nada impede que a paróquia e a comunidade façam seus pedidos pela melhora dele.”

Jubileu é um evento especial da Igreja Católica que acontece a cada 25 anos (ou em momentos extraordinários). Durante esse período, os fiéis são convidados a buscarem perdão, fortalecerem sua fé e praticarem boas ações. Uma das tradições mais importantes é a abertura da Porta Santa, no Vaticano, simbolizando um novo começo espiritual. Este é um ano jubilar, com o tema "Peregrinos da Esperança", ele conta com celebrações no mundo todo.

Preocupados, fiéis vão à igreja pedir pela recuperação do Papa Francisco
Fiel em igreja de Campo Grande neste fim de semana (Foto: Osmar Veiga)

Hospital 

O chefe da igreja católica está internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite que evoluiu para uma pneumonia bilateral há 11 dias. Na madrugada desta segunda-feira (24), o Vaticano informou que ele teve uma noite tranquila e dormiu bem.

No sábado teve uma crise respiratória e precisou passar por transfusões de sangue e, no domingo, sofreu de insuficiência renal leve. O quadro completo de Francisco segue em sigilo por conta da complexidade do quadro. O Vaticano afirma que ele está "vigilante e bem orientado".

O último boletim divulgado neste domingo ressalta que o estado segue crítico, mas que não houve novas crises respiratórias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias