ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Florada dos ipês encanta quem saiu da cidade para viver em Camisão

Período da florada rendeu registros únicos em dois distritos de Aquidauana

Jéssica Fernandes | 30/05/2023 12:30
Registro da florada dos ipês em Piraputanga, distrito de Aquidauana. (Foto: Jairton Costa)
Registro da florada dos ipês em Piraputanga, distrito de Aquidauana. (Foto: Jairton Costa)

Há 20 anos, o repórter cinematográfico Jairton Costa percorre o Estado encontrando as belezas escondidas em cada município. Durante visita a Camisão e Piraputanga, ambos distritos de Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, ele fez um belo registro da florada dos ipês na região.

As imagens foram feitas com um drone na última segunda-feira (29), mas desde o dia anterior Jairton estava na expectativa de ver a florada. Ele comenta que ficou encantado com o que encontrou. “Fui domingo, mas não consegui porque estava muita chuva. Na segunda, quando subi o drone, não acreditei. É uma maravilha, um espetáculo”, afirma.

Quem também ficou surpresa com a paisagem natural de Camisão e está acompanhando de perto o período da florada é Dalva Mirian Coura Aveiro, de 58 anos.

Em Camisão, repórter também registrou a florada. (Foto: Jairton Costa)
Em Camisão, repórter também registrou a florada. (Foto: Jairton Costa)

“Essa natureza aqui muito é incrível, essa florada do ipê rosa vem trazer um adorno da natureza e chamando a atenção de forma indescritível. Você fica até emocionada. O Morro do Chapéu, a Serra do Paxixi já tem essa excelência e rodeado desses ipês é emocionante”, comenta.

A aposentada relata que os vizinhos e outros moradores do distrito compartilham do mesmo sentimento. “Os moradores estão despertando para esse renascimento da natureza e estão postando fotos dos ipês. Acabei de receber uma da Cachoeira do Campo e realmente é espetacular essa beleza natural”, fala.

A relação de Mirian com Camisão começou há 15 anos, durante a primeira passagem pelo lugar. Quando trabalhava como técnica administrativa na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ela conheceu o distrito ao realizar uma viagem em família.

Nos últimos seis meses, Mirian e o marido se mudaram para rancho em Camisão. (Foto: Jairton Costa)
Nos últimos seis meses, Mirian e o marido se mudaram para rancho em Camisão. (Foto: Jairton Costa)

Mirian conta que, na época, saía de Campo Grande para visitar a filha, que fazia faculdade em Aquidauana. “Fomos seguindo por uma estradinha até chegar em Camisão. Quando cheguei no distrito, aquelas morrarias, a cidade interiorana, aquela memória afetiva voltou e lembrei da minha infância. Me apaixonei”, conta.

A paixão foi tanta que ela conversou com a família e decidiu comprar um imóvel na região, o ‘Rancho Pantaneiro’. Nos últimos anos, Mirian usou o rancho somente durante as viagens para ver a filha e o marido. Há seis meses, a aposentadoria cessou o bate e volta da Capital a Camisão.

“Consegui a aposentadoria, peguei as malas e parti para Camisão. Estou aqui estruturando tudo, o rancho com muitas necessidades de reparo, mas uma paz e paixão incrível por esse lugar a cada dia a mais”, destaca.

Rancho Pantaneiro é paixão da aposentada que encontrou paz no distrito. (Foto: Jairton Costa)
Rancho Pantaneiro é paixão da aposentada que encontrou paz no distrito. (Foto: Jairton Costa)

O contato próximo com o distrito fez Mirian enxergar potencial turístico. Para divulgar os atrativos do lugar, a aposentada criou um grupo. “Hoje, organizei com alguns empresários a Associação dos Empreendimentos do Corredor Paxixi. Estamos nos organizando para trazer as famílias para esse lugar”, diz.

Em Campo Grande, a florada dos ipês também surpreendeu os moradores que elogiam o tom rosado que tomou conta das ruas.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias