ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Há um século, notícia era Calógeras na Capital e onça domesticada

Ministro da Guerra que dá nome a uma das principais avenidas da cidade passou pela casa da família Calarge

Por Aletheya Alves | 20/01/2024 07:57
Registro de Pandiá Calógeras e onça domesticada. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)
Registro de Pandiá Calógeras e onça domesticada. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)

Visitando como Campo Grande gostaria de ser vista em 1938, quando o Álbum Gráfico da cidade foi lançado por Benedito Leitão, um dos destaques é a visita do então ministro da Guerra, Pandiá Calógeras. Além do convidado ilustre, uma onça domesticada também integra a cena.

Apesar do álbum ser de 1938, a visita de Calógeras, que dá nome a uma das principais avenidas da Capital, foi em 1922. Devido à importância do momento, a foto foi resgatada e publicada mesmo assim.

Na descrição, Benedito descreveu que o grupo estava na residência da família Calarge, localizada na Avenida Afonso Pena. Durante o período, a Capital ainda integrava o estado de Mato Grosso.

“Nesse histórico documento vê-se, entre outras personalidades de destaque político-social, o referido general Cândido Mariano da Silva Rondon”, relata a legenda.

O general, na foto, está justamente fazendo carinho na onça domesticada, prática que parecia ser comum na época. Isso porque além do registro com Calógeras, o animal também aparece no álbum em outro momento, no colo de uma criança.

Retornando à fotografia principal, também aparecem o deputado Jorge Morais Barros, Camilo Boni, Elias Calarge e Francisco Calarge.

Folha completa publicada com descrição da visita. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)
Folha completa publicada com descrição da visita. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)

Com data de 20 de outubro de 1939, o texto de Leitão inaugurou as páginas do álbum ao expressar seu desejo de fazer propaganda da "progressista cidade e deste belo e cativante município de Campo Grande", onde residia há alguns anos.

Apesar de desempenhar o papel de gerente no antigo jornal O Progressista, Benedito destacou seu objetivo de criar uma obra que pudesse retratar, nas suas palavras, de maneira "fiel", a evolução de Campo Grande.

Para apresentar o conteúdo, o jornalista assegurou aos leitores que encontrariam "múltiplas atividades urbanísticas, assim como as pessoas que contribuíram para a nossa riqueza e aquelas que compõem nosso meio social". Ele afirmou: "Aqui está o álbum de Campo Grande, um modesto trabalho que hoje se revela à luz da publicidade e que, mesmo que não possua outros méritos, servirá para demonstrar lá fora o dinamismo dos campo grandenses e daqueles que escolheram fixar-se aqui para engrandecer a cidade, o Estado e a Pátria", concluiu.

Ao longo do álbum, diversos anúncios foram publicados com o objetivo de construir uma imagem de Campo Grande e destacar suas características distintas, como parece sugerir o texto.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Nos siga no Google Notícias