ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Igreja de 1939 e 1ª ligação telefônica eram orgulhos de Campo Grande

No #TBT de hoje (7), as memórias vão para 1939, quando cidade se orgulhava do então desenvolvimento

Por Aletheya Alves | 08/02/2024 06:36
Projeto da então Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)
Projeto da então Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)

Pensar em uma Campo Grande sem a presença do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro integrando a Avenida Afonso Pena chega a ser estranho, já que a igreja se tornou até ponto de referência para localização. Mais distante ainda é imaginar uma época em que a suposta 1ª ligação telefônica era motivo de orgulho. E são nessas memórias que o #TBT de hoje (7) vai entrar.

Essas são outras lembranças resgatadas por aqui graças ao Álbum Gráfico de Campo Grande, datado de 1939 e produzido pelo então jornalista Benedito Leitão. Nas páginas do livro, as informações foram selecionadas para garantir uma espécie de propaganda da Capital tanto para quem morava aqui quanto para o Estado todo.

Mais antiga do que o Santuário apenas no desenho era a manchete destacando o que seria a primeira ligação telefônica feita na cidade. Apesar de ter sido divulgada no álbum da década de 1930, a demonstração ocorreu, conforme o álbum, em 1914.

“Celebra piquenique nas pedreiras do cel. Manoel Joaquim de Morais, hoje da firma Tnomé e Irmãos. No primeiro plano, falando ao “telefone de capa de garrafas” vêm-se o sr. Miguel Martins (falecido) e Cel Eduardo dos Santos Pereira, ambos notários públicos, afamados foliões de 1914 e principais realizados do inesquecível prestito carnavalesco do “Club dos Fidalgos”.

Registro sobre a suposta primeira ligação telefônica. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)
Registro sobre a suposta primeira ligação telefônica. (Foto: Arquivo/Álbum Gráfico de Campo Grande)

A imagem sem muita definição ainda é legendada indicando Arlindo de Andrade como integrante da cena. Apesar da manchete indicar que essa foi a primeira ligação telefônica da cidade, não apresentou informações detalhadas para comprovar o fato, deixando dúvidas até pela descrição como “capa de garrafas”. Mesmo assim, a lembrança ficou marcada no álbum.

Outro orgulho da cidade era o projeto feito para a então Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi inaugurada apenas em 1941, dois anos após o lançamento do álbum.

Conforme as informações institucionais do santuário, a paróquia realmente já havia sido fundada em 1939 com o então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante.

Devido ao seu valor histórico, ela foi tombada em julho de 2018 como patrimônio histórico de Campo Grande também pela sua arquitetura.

Registro atual do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Juliano Almeida)
Registro atual do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Juliano Almeida)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias