ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Luann faz vídeos de receitas e leva tradição dos avós para o mundo

Linguiça caseira, feijão pantaneiro e maionese gaúcha são algumas dos pratos que ele ensina

Jéssica Fernandes | 01/04/2022 07:28
Há 2 anos, ele iniciou o canal em que traz pratos simples. (Foto: Reprodução/YouTube)
Há 2 anos, ele iniciou o canal em que traz pratos simples. (Foto: Reprodução/YouTube)

Para passar a tradição culinária dos avós adiante e ensinar ao público como preparar pratos regionais cheios de sabor, o marceneiro Luann Haerter, de 35 anos, deixou a timidez de lado, ligou a câmera do celular e criou há dois anos um canal no YouTube.

Na plataforma, ele tem diversos vídeos postados em que ensina de forma prática e simples receitas que aprendeu ao decorrer dos anos com a família. Ao Lado B, Luann comentou como começou a iniciativa e o que motivou o hobby. “Eu fui fazer uma receita de cachorro-quente, a família pediu para eu gravar e mandar no grupo. É um vídeo bem simples, eu nem falo, só filmei para fazer um teste”, conta.

Esse material, segundo ele, foi o primeiro de muitos que vieram em seguida. Não demorou e Luann encontrou o conteúdo que gostava de produzir e o representava. “Eu tive a ideia de postar mais receitas de embutidos, carnes, pois trabalhei muito nessa área. O forte do meu canal são as linguiças artesanais, o pessoal gostou muito dessa parte de ser mais natural, porque não coloco conservantes”, explica.

Confira o vídeo na íntegra:

Antes de gravar o material, Luann relata que o talento na cozinha e experiência com as carnes são resultado da experiência no trabalho e em casa. “Depois que sai do Exército, fui trabalhar no mercado e fui açougueiro. Em casa, sempre faço alguma coisa e vou para Jaraguari cozinhar para minha mãe e irmão”, diz.

Na infância, o marceneiro conta que teve a oportunidade de aprender com os avós receitas e truques na cozinha. Ele diz orgulhoso que conseguiu absorver o melhor da cultura da vó e vô. “Meu avô é gaúcho e minha avó paraguaia, então, tem junção dessas culturas e aproveitei elas. Eu aprendi a fazer o feijão pantaneiro com minha avó e meu avô fazia de tudo, ele caçava e tinha uma técnica para armazenar a carne”, fala.

Além do feijão pantaneiro, Luann ensina no canal como fazer a maionese gaúcha, que é um ótimo complemento para o churrasco. Outro destaque é a pururuca de forno, que contém um segredinho de família, a linguiça de Maracaju e costela minga no forno.

Pururuca é uma das receitas da família de Luann. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pururuca é uma das receitas da família de Luann. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quem quiser acompanhar ficar por dentro das novidades, acesse o canal no YouTube do Luann.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias