Na avaliação do Uber, você é do tipo 5 estrelas ou virou passageiro caroço?
Tem usuário que diz ter recebido nota baixa só porque é fã da Cássia Eller
Não é só motorista de Uber que leva nota baixa. Tem muito passageiro "caroço" reprovado na avaliação do aplicativo. Todo mundo quer ganhar a nota máxima, um 5. Mas já teve gente que entrou no carro bem e saiu com 1 estrela aqui em Campo Grande. O Lado B bateu um papo com alguns motoristas para saber os segredos que tornam um passageiro do Uber bem avaliado, e entender o perfil dos clientes "reprovados".
Eles juram que evitam dar menos que cinco estrelas para os passageiros, mas nem sempre isso é possível. Luiz Eduardo Alberton, de 30 anos, está há um ano na Uber e já fez 1,7 mil viagens. Em algumas situações justifica que foi preciso dar uma estrela ao passageiro por ser folgado.
"Uma vez fui buscar uma passageira na periferia e quando cheguei, ela foi tirar roupa da máquina de lavar, estender no varal, conversar com os netos e só depois de 10 minutos de espera, embarcou", reclama.
O tempo de espera é uma das principais queixas, afirma Luiz, mas nada supera a falta de respeito com o veículo. "Tem cliente que acha que é dono do carro. Entra com criança com sapato cheio de lama e deixa limpar no banco, joga papel e bate a porta. Coisas que a gente não deve fazer no carro de ninguém".
Mesmo assim ele diz que raramente dá uma nota baixa. "Eu evito, só se for muito abusivo, mas na maioria a gente acaba sendo maleável", afirma Luiz.
Já Luciana Godoy, de 44 anos, diz que tem histórias que renderiam um livro. Ela recorda que, recentemente, dois passageiros entraram no carro e informaram que o destino era diferente do informado no aplicativo. No meio do caminho, pediram para que ele diminuísse o volume o som e começou a gritaria.
"Colocaram um funk pesadão e cantavam gritando como se fosse o hino nacional. Ainda por cima ficaram me chamando de mina e de repente mandaram eu parar o carro e fugiram apé, sem pagar a viagem", lembra.
Em alguns casos a falta de bom humor e até cheiros desagradáveis, também foram os maiores incômodos. "Já tive passageiro que soltou pum com os vidros fechados".
Os motoristas também garantem que sentar no banco da frente, puxar papo e até embarcar com a galera animada após a balada não são motivos para ficar mal na avaliação. Na visão deles, é tudo questão de ser educado e respeitar o motorista. "Apenas um bom dia ou boa tarde já é o suficiente. A gente acaba dando cinco estrelas porque é complicado julgar e você nunca sabe como está o dia daquela pessoa que as vezes só está em momento ruim", diz Luciana.
Mas tem gente que já recebeu nota baixa sem ter feito muita coisa. O estudante Jean Lescano, de 18 anos, ganhou 4 estrelas do motorista por conta do seu gosto musical. "Só porque eu falei que Cássia Eller era melhor que Ana Carolina", diz. Insatisfeito com a nota, Jean decidiu informar a situação a Uber e até conseguiu entrar em contato com o motorista para continuar debatendo o assunto. "Conversamos e até nos tornamos colegas. Ele ainda me explicou, rindo, que fez isso por conta do meu comentário".
Apesar da negação de motoristas sobre existir uma melhor forma de pagamento, o jornalista Lucas Lourenço, de 31 anos, já viu a nota cair de 4.95 para 4.6 só porque passou um tempo fazendo pagamentos em dinheiro. "Fiquei usando por um tempo a minha conta do Uber para deslocamento no meu trabalho e a empresa pedia para fazer o pagamento em dinheiro. Quando os motoristas viam, logo ficavam de cara e eu só via minha nota caindo.
A página oficial do Uber ensina como ser um passageiro exemplar. Entre as dicas está o respeito, não xingar, não gritar ou bater violentamente a porta do carro.
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