Namorados há quatro anos, casal tem cerveja como hobby e até produz bebida junto
![Namorados há quatro anos, casal tem cerveja como hobby e até produz bebida junto Namorados há quatro anos, casal tem cerveja como hobby e até produz bebida junto](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/03/10/2wlt9pejkkw04.jpg)
Stefany Rabelo de 23 anos e Marco Antônio Vieira de Oliveira de 25, se conheceram ainda na faculdade de Análises de Sistemas. Namorados há quatro anos, foi no supermercado que começaram a descobrir as variedades de rótulos e sabores que as cervejas poderiam ter.
De início eles já tinham o gosto pela cerveja em comum, ainda sem conhecer as diferenças de cada uma, iam quase sempre de Heineken.
"Com o tempo a gente começou a aprimorar o paladar, saía com grupo de amigos e a gente experimentava junto", conta Stefany. Em Campo Grande, o casal passou a frequentar os lugares que ofereciam as cervejas mais diferentes no cardápio, como Mercearia e Casa do Chef.
![Namorados há quatro anos, casal tem cerveja como hobby e até produz bebida junto Namorados há quatro anos, casal tem cerveja como hobby e até produz bebida junto](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/03/10/2p5y97mgt5s0s.jpg)
Hoje ficou difícil falar da preferência deles. "A gente gosta de praticamente todas, depende do acompanhamento, o que você está fazendo", comentam. O aprendizado veio aos poucos, a partir da proximidade com a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Estado e também nas degustações promovidas no Mercearia aos sábados.
O interesse em comum também se materializou para a troca de presentes. "A gente se interessa bastante, não só em beber, como em garrafas, copos, livros", enumera Stefany.
O namorado completa dizendo que harmonizar passou a ser a palavra-chave na hora de apreciar a bebida. "Combinações de queijo, por exemplo, se você compara vinho e cerveja, a cerveja tem conseguido muito mais combinações, tem uma maior variedade de estilos e sabores", detalha Marco Antônio.
Com os amigos, o analista de sistemas que trabalha como web designer já produz cerveja desde 2012, Stefany passou a ter participação ativa há menos tempo. "Mas na maioria das vezes ela está junto, a gente brinca que ela já tem 1% da cervejaria", entrega Marco.
O processo de fazer leva alguns dias e passa por várias etapas, começando pela "brassagem", o cozimento do malte ainda na panela para tirar o açúcar necessário para a fermentação da cerveja. "Sem esse processo a gente não consegue extrair o açúcar", explica Marco.
Depois, o casal pontua e etapa da lupulagem e fervura, sequência que vai dar as característias de sabor e cor, resfriamento, fermentação e por fim, a maturação, que leva de uma até duas semanas. "A gente já passa para garrafa de vidro, misturado à uma solução de açúcar, limão e água que vai ser utilizada para criar mai gás depois de fermentada", descreve Marco.
"Fui aprendendo com o tempo, acompanhando, sendo curiosa", explica Stefany. O namorado completa que isso é o mais importante do cervejeiro. "Ser curioso para entender a cerveja da melhor forma". Os dois saem para beber quase toda semana. "E experimentar cervejas novas... Se eu não tomo banho de cerveja, não sou eu", brinca Stefany.