ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

No TikTok, Franco faz sucesso falando de tudo só em guarani

Paraguaio deixou o país aos 10 anos de idade e desde 2011 mora em Campo Grande

Por Aletheya Alves | 05/03/2024 07:05

Quando tinha 10 anos, o fotógrafo Oscar Franco saiu do Paraguai e precisou deixar a língua materna como secundária. Agora, vivendo em Campo Grande, ele resgatou o idioma originário e tem feito sucesso falando de comida, mas só em guarani.

Desde sobá até feijoada e churrasco, Oscar grava de tudo um pouco e publica no perfil @francojatapy. Esse foi o jeito que encontrou para garantir que a cultura paraguaia não ficasse mais de lado em sua vida.

“Vou levar o guarani e o jopara, que é a mistura da língua guarani com o espanhol, para o máximo de pessoas nesse mundão e exaltar sempre a importância de manter viva a cultura dos paraguaios ‘guarango’, independente do lugar em que estiverem”, resume Oscar.

Na época em que saiu de Ciudad del Este, não sabia falar português e precisou aprender tudo do zero com os colegas de classe e professores. A mudança veio com sua mãe, dona Norita, tomando coragem para buscar uma vida melhor em São Paulo.

Oscar conta que o Real valia mais do que o dobro da moeda paraguaia e, sem seu pai presente, era a mãe quem precisava dar um jeito de melhorar a vida. “Quando ela conseguiu uma segurança financeira, foi me buscar no Paraguai para morar com ela. Se casou em São Paulo e teve mais três filhos”.

Conforme o tempo passou, o aumento na violência fez com que a família deixasse São Paulo e se mudasse para Mato Grosso do Sul. A escolha de Campo Grande veio graças ao padrasto de Oscar ter negócios por aqui.

Apesar de ter passado a maior parte da vida no Brasil, o fotógrafo nunca abandonou as origens e começou a sentir que estava falhando com o espanhol e o guarani. Foi assim que começou a gravar vídeos de momentos em família usando a língua materna.

Perfil de Franco no TikTok tem narração exclusivamente em guarani. (Foto: Reprodução)
Perfil de Franco no TikTok tem narração exclusivamente em guarani. (Foto: Reprodução)

“Apesar de conhecer algumas pessoas com nacionalidade paraguaia em Campo Grande, não tenho contato direto por conta da correria de trabalho. Então, decidi praticar o meu guarani fazendo vídeos narrados no TikTok”, explica.

O primeiro vídeo fez sucesso no Paraguai e, como Franco detalha, as pessoas imaginavam que fosse um brasileiro que sabia falar guarani devido ao sotaque puxado para o português. “Com o tempo, a galera foi entendendo melhor que afinal sou um paraguaio que mora no Brasil. Por conta dos conteúdos divertidos, utilizando o tradicional ‘ñe'ẽnga’ (frases cotidianas parecidas com ditados populares no Brasil) e pitadas de humor, consegui conquistar os paraguaios no TikTok e no Instagram, com alcance significativo também na Argentina, Brasil e Espanha”.

Para chegar ao público brasileiro, Oscar vinculou seu conteúdo a locais de Campo Grande como a Feira Central e Mercadão Municipal. Mas, além de quem gosta do conteúdo, também há aqueles que aproveitam para distribuir comentários negativos.

“Muitos paraguaios não falam o guarani por diversos motivos, não tiveram oportunidade de aprender dentro de suas casas ou simplesmente não querem por ser uma língua do povo originário. Alguns acabam taxando as pessoas que falam guarani de ‘guarango’”, relata Oscar.

Sem se importar com as críticas, o fotógrafo destaca que tem orgulho do país em que nasceu e foi criado. “Tive uma educação mais ‘antiga’, digamos assim, e tive o prazer de absorver a cultura e a beleza que é a simplicidade, além da tamanha força que é ser um paraguaio. Vou amar e respeitar pelo resto da minha vida”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias