Orgulho do Nhanhá, Juan divide paixão pelo judô com a vizinhança
Com mais de 20 medalhas na coleção, atleta incentiva amigos do bairro a praticarem o esporte
Aos 12 anos, Juan Junior dos Santos Gonçalves é o orgulho do Bairro Jardim Nhanhá. Atleta, o menino coleciona mais de 20 medalhas conquistadas no tatame a base de muita dedicação e amor ao judô. Com sonho de um dia chegar às Olimpíadas, ele treina duas vezes por dia em dois polos de Campo Grande.
O judô apareceu na vida dele através da ‘Associação Judô Futuro’. Aos sete anos, Juan conheceu o projeto social que dava aulas na Escola Municipal Padre Heitor Castoldi. O garoto ficou encantado e conta que não sentiu dificuldades no começo. “Tinha muitas amizades novas. Para quem estava começando os treinos eram mais de boas”, diz.
Devido a pandemia, Juan ficou dois anos afastado, mas aos novo voltou a frequentar as aulas e não parou mais. Treino após treino, o atleta criou gosto pelo esporte graças ao incentivo dos senseis Kaique e Alessandro.
Na trajetória como atleta, o apoio dos pais Maria de Jesus dos Santos, de 46 anos, e José Olímpio Gonçalves Júnior, de 54 anos, também é indispensável. Os dois fazem de tudo para que o filho caçula participe dos treinos e das competições realizadas no Estado e fora do País.
No ano passado, Maria e José recorreram a um empréstimo de mais de dez mil para que Juan participasse do Campeonato Pan-Americano em Lima, no Peru. Na disputa, ele ficou em terceiro lugar na categoria sub-13 e voltou para o Bairro Nhanhá com mais uma medalha. Em 2023, o menino também ganhou o título de atleta revelação na categoria estadual.
Primeiro atleta da família, Juan enche a mãe de orgulho. Maria destaca o quanto o menino dedica tempo aos treinos diariamente. “É gratificante ver o esforço dele porque ele treina em duas academias. Ele treina na associação do bairro e depois foi para outro polo no Bairro Guanandi”, comenta.
A rotina entre estudos e os treinos de judô é encarada com tranquilidade pelo jovem atleta, que garante que tem muita disciplina. “É normal. De noite tem os treinos separados, é mais corrido, mas eu tento seguir”, afirma. Além de não faltar no treino, Juan fez questão de incentivar os amigos a começarem no judô.
Crianças do Bairro Nhanhá e de outros próximos descobriram o esporte através do menino. A mãe, Maria, é quem dá carona para toda a turma. “Ele incentivou várias crianças a irem para o judô, vários amigos dele participaram também. Ele faz questão que a gente dê caronas para as outras crianças. A gente vai incentivando, vai conversando com as crianças”, conta.
Uma dessas crianças é o próprio sobrinho de nove anos, o Lyniker. O menino, que começou a treinar influenciado pelo exemplo de Juan, já conquistou a primeira medalha como ‘judoquinha’.
Em 2024, Juan vive uma fase nova como atleta, pois é o primeiro ano a integrar o sub-15. A próxima disputa dele é no Campeonato Brasileiro Regional que acontece no mês de abril. Com a classificação garantida, ele está animado para representar o Estado em mais essa fase.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.