Orkut anuncia retorno de cara nova e já faz cadastro de usuários
Responsáveis pela plataforma que bombou antes de Facebook e Instagram publicaram comunicado hoje
Criado em 2004 e desativado em 2014, o Orkut surpreendeu os antigos seguidores nesta quinta-feira (28). Na manhã de hoje, os responsáveis reativaram publicaram texto assinado pelo seu fundador, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten. No antigo endereço, o www.orkut.com, o comunicado avisa que a equipe voltará, mas de cara nova e deixa espaço para o cadastramento de pessoas interessadas em saber o passo a passo dessa retomada.
O texto inicia com "Eu sou o Orkut. Dezessete anos atrás, eu comecei uma pequena rede social enquanto eu era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social - orkut.com - cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas.
Acredito que o orkut.com encontrou uma comunidade, porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar".
Os administradores aproveitam a fase de pós-venda do Twitter, que dividiu opiniões, para debater as redes sociais. "Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram suas fotos."
A ideia, ao que parece, é construir algo diferente do que é proposto pelas plataformas de interação atualmente. "O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida a ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.
Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los", diz o comunicado com indireta à Meta, dona do Facebook e Instagram, acusada de comercializar dados de usuários.
Em um texto cheio de palavras inspiradoras, o Orkut garante que, agora, a proposta é "dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que grudem. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração".
Por fim, o comunicado coloca o Orkut como otimista e abre espaço para as pessoas se cadastrarem para a próxima empreitada. "Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".
E você? Teve perfil no Orkut? Conte o que mais te marcou nesta época ao @ladobcgoficial, pelo Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).