Para celebrar padroeiro, Igreja Ortodoxa terá missa de São Jorge
Solenidade será realizada hoje (23), às 19h30, na Igreja Sirian Ortodoxa São Jorge
Dia 23 de abril é marcado como a data para celebrar São Jorge, um dos poucos santos que compartilham a veneração em religiões diversas, incluindo a católica, ortodoxa, candomblé e umbanda. E, em Campo Grande, a Igreja Sirian Ortodoxa que tem o santo como padroeiro irá celebrar com missa dedicada ao soldado cristão.
Marcada para 19h30min, a solenidade será com Antônio Nakkoud, o pároco da igreja ortodoxa. “Padroeiro é derivado de "Pater'" pai, isto é, do Santo que nos protege, nos defende, que age em nosso favor e que intercede por nós. Esperamos compartilhar esse momento solene, tocante e marcante com vocês. Suas presenças são muito importantes para nós”, descreve o convite.
No catolicismo, São Jorge é representado através da imagem de um homem com lança em cima de um cavalo brando. De acordo com o Vaticano, ele morreu justamente por ser cristão e é visto como o padroeiro dos soldados, cavaleiros, escoteiros, esgrimistas e arqueiros.
São Jorge também está presente em histórias do período medieval, incluindo a narrativa famosa da luta contra um dragão. Já na umbanda e no candomblé, ele costuma ser associado aos orixás Oxóssi e Ogum, de caça e da guerra.
Sobre sua origem, as histórias são de que ele teria nascido na Capadócia e, depois, migrou para a Palestina. São Jorge também teria sido integrante do exército do Império Romano e sido decapitado por não aceitar perseguir cristãos em 303 depois de Cristo.
A Igreja Ortodoxa Siriana de São Jorge fica localizada na Rua 14 de Julho, 1060, Centro.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.