ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Para mudar hábitos, moradores levaram jardim para 'depósito' de lixo

Espaço da calçada vivia sendo tomada por lixo, mas nesta semana a ideia para manter tudo limpo foi diferente

Aletheya Alves | 06/06/2023 07:36
No lugar de lixo, plantas foram colocadas no espaço da calçada. (Foto: Paulo Francis)
No lugar de lixo, plantas foram colocadas no espaço da calçada. (Foto: Paulo Francis)

Quem passa pela Rua Júlio Takeshi na região do bairro Parque do Sol já havia se acostumado a ver parte do espaço que seria da calçada tomado por lixo. Nesta semana, após receber mais uma limpeza, os pedestres foram surpreendidos por um pequeno jardim plantado por moradoras.

Professor de uma escola do bairro, Celso Oliveira se sensibilizou quando seguia para o trabalho e viu o cenário diferente. “Na esquina com a Rua Durando Pereira da Silva havia um verdadeiro lixão. Estas ruas ficam atrás de uma unidade básica de saúde e de uma escola municipal de educação infantil”, explica sobre com o que costumava conviver.

Assim como ocorre de tempos em tempos, o local recebeu uma intervenção da Prefeitura com mais uma limpeza. O problema é que, como ocorre em diversos pontos da cidade, apenas a retirada dos lixos não significa que o espaço irá se manter dessa forma.

Para a surpresa do professor e de moradores do bairro, uma ação ainda mais interessante aconteceu. “Em uma comunidade como a nossa, com tantas problemáticas, fizeram um pequeno gesto que foi realmente valioso para a nossa comunidade. Adotaram a área e fizeram um pequeno jardim anonimamente”.

Sem deixar placas ou qualquer recado que identificasse o mérito da pequena plantação, o único sinal foi uma mensagem escrita com tinta branca, “proteja a natureza”.

Ali, algumas espadas de São Jorge foram distribuídas e uma muda de árvore também foi plantada. Em volta dela, um pequeno cercado de madeira é que recebeu a mensagem de alerta.

“Carinho e delicadeza, são estes pequenos gestos que fazer a diferença em comunidades como a nossa”, comenta o professor. Até então, quando viu pela primeira vez, ele continuou sem saber de quem era a responsabilidade da ação.

Antes de receber a pequena plantação, local foi limpo pela Prefeitura. (Foto: Arquivo pessoal)
Antes de receber a pequena plantação, local foi limpo pela Prefeitura. (Foto: Arquivo pessoal)

Encantado com a mudança, Celso narra que já trabalha no bairro há 25 anos e que o problema envolvendo lixo existe desde sempre. “É uma questão cultural, então quando vemos essas ações é algo tão positivo. Ainda mais agora, quando se fala tanto sobre energia limpa, novas formas de pensar e um mundo diferente”.

“Com gestos assim, nós vemos uma mudança, é algo que precisamos valorizar de verdade e cuidar. Estamos na semana do meio ambiente, então é interessante pensarmos sobre isso”, comenta o professor.

Após contar sobre a novidade do bairro, alguns funcionários da escola em que Celso trabalha conseguiram identificar as responsáveis. Assim como optaram por não deixar nenhuma identificação sua por ali, contaram apenas que elas haviam feito a intervenção.

Conhecidas no bairro como Cleo Cardoso e do’Carmo Beltrão, as moradoras relataram que a ideia era mesmo deixar o espaço mais bonito, valorizar a esquina e conscientizar as pessoas de quem todo mundo devia fazer sua parte.

Moradoras decidiram transformar o local para mudar os hábitos. (Foto: Arquivo pessoal)
Moradoras decidiram transformar o local para mudar os hábitos. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias