Prédio da antiga Chatanooga e que já foi Valley vira mais uma igreja
Após comprar espaço do antigo Diamond Hall, igreja Aliançados escolheu mais um local de festas para ser templo
Após abrigar a famosa boate da década de 1980, Chatanooga, e ser a sede da Valley Acoustic Bar por dez anos, o prédio localizado na Rua José Antônio foi transformado em mais uma igreja. Em seu segundo ato de converter espaços de festas em templos, a Comunidade Cristã Aliançados escolheu o local para criar sua primeira igreja jovem.
Fundada por Denilson Cordeiro da Fonseca, que ficou conhecido por polêmicas e já ter sido denunciado ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por oferecer um curso de “cura gay”, a igreja cresceu exponencialmente desde 2016, quando foi criada em Campo Grande.
Em menos de dez anos, a evolução foi intensa com a comunidade cristã que nasceu na Vila Bandeirantes, mas que em 2021 se tornou a dona oficial do espaço de eventos Diamond Hall, na Avenida Mato Grosso. Atualmente, até colégio cristão a comunidade possui.
No site oficial da comunidade, há a indicação de apenas uma unidade da igreja, entretanto, no Google Maps há registro de pelo menos seis pontos de localização da Aliançados.
Retornando à Rua José Antônio, em funcionamento desde junho deste ano como “Young Church”, o prédio foi usado como casa de festas até 2018 com a então Valley Acoustic Bar. Hoje, as portas são abertas apenas aos sábados para os cultos destinados ao público jovem da comunidade.
Tomada por paredes pretas e com um jogo de luz no altar, a estrutura foi toda reformada pela Aliançados. Mas, antes disso, no local, o espaço em sua versão sertaneja foi criada em 2008 e passou por uma reforma em 2012, assinada por Luis Pedro Scalise.
Antes disso, retornando para os anos de 1980, quem comandava a estrutura eram os DJs da Chatanooga. Em 2015, o Lado B publicou uma matéria com um dos profissionais responsáveis pela cena musical da boate, Elton Almeida.
Relembrando sobre a história, Elton explicou que desde Ana Paula Arósio até Ney Latorraca passaram pelo carpete da Chatanooga. “A Chatanooga abriu em 1987 e na época só tinha duas casas aqui, a Xadrez e a Toca do Gato. A Chatanooga era linda, era outra coisa, cheia de glamour”, disse.
Em registros da época, a estrutura com dois andares contava com um globo espelhado e sofás espalhados na parte de cima. Após encerrar sua história como Chatanooga, o espaço foi repaginado em 2008 para se tornar a casa de sertanejo, mas só com a reforma de Scalise é que ganhou as características de vila country.
Com o novo nicho, a fachada foi tomada por madeira, portas e janelas de demolição. Na decoração, a casa recebeu até cabeças de alces e búfalos feitos de cera.
Até então, a estrutura era composta por seis camarotes, cada um com seu bar individual. Em relação à capacidade de pessoas, a Valley Country abria para 650 pessoas.
O Lado B procurou os responsáveis pela Igreja Aliançados, nesta sexta-feira (18), na sede da Avenida Mato Grosso, para questionar sobre o motivo das últimas escolhas para unidades envolverem espaços usados como locais de festas, mas fomos informados de que o pastor Denilson Cordeiro da Fonseca estaria viajando.
Já em resposta através do número de WhatsApp oficial da comunidade cristã, a resposta foi apenas de que a igreja não possuía interesse em responder à reportagem.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.